Dioço Pinto

Treinador comanda a atual campeã do mundo. Foto: Dioço Pinto

Na antevéspera das partidas com Espanha, Jorge Braz explicou que os jogos com Espanha serão “dois excelentes momentos para aplicar e consolidar” a identidade da Equipa das Quinas.

A Seleção Nacional de futsal já cumpriu, o primeiro de dois treinos agendados para esta sexta-feira no Pabellón Deportivo Municipal Rubén Ruzafa, em Rincón de la Victoria (Málaga), o palco das partidas de dias 18 e 19 de dezembro, diante de Espanha.

A Equipe das Quinas procura o seu segundo trinfo em solo espanhol, depois da vitória (3-2), em 2005, num jogo de preparação disputado em Salamanca. Em 30 partidas, o conjunto luso só registrou três triunfos diante de “nuestros hermanos”, os últimos deles nas duas últimas fases finais que Portugal conquistou– na final do Euro-2018  (3-2 após prolongamento) e nos quartos de final do Mundial 2021 (4-2 após prolongamento).

Na antevisão dos jogos com Espanha, o Selecionador Nacional de futsal, Jorge Braz, explicou que estes dois jogos serão “dois excelentes momentos para aplicar e consolidar” a identidade da Equipa das Quinas.

“Vão ser dois jogos altamente competitivos e que vão exigir o melhor de Portugal. Esse é o contexto de preparação que nós queríamos e pretendíamos numa fase destas, que é a última oportunidade antes de nos juntarmos para o Europeu. Por isso, serão dois excelentes momentos para aplicar e consolidar a nossa identidade e o que nós temos de fazer.”

Como referiu o técnico, estas duas partidas diante de Espanha serão as últimas de ser divulgada a lista de convocados para o Campeonato da Europa, que se disputa nos Países Baixos entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro de 2021. Jorge Braz fala de uma boa dor de cabeça na altura de decidir.

“É uma complicação extremamente positiva e feliz. Cada vez mais. Já foi para o Mundial e será agora, certamente. Temos cada vez mais opções e mais gente preparada para encarar o desafio de uma fase final. Nós temos de proporcionar oportunidades constantes – de treino, de competição e de jogo – e estes serão dois momentos fantásticos. Serão duas oportunidades competitivas fabulosas para consolidarmos, para crescermos, … Para os jogadores se consolidarem dentro do que nós pretendemos. Serão dois jogos muito importantes.”

 Jorge Braz destaca que Portugal vai estar focada no processo, mas lembra que a vencer é, também, um objetivo.

“Nós queremos que a nossa preparação seja feita em cima de vitórias. Sempre. O nosso objetivo claro, em todas as seleções nacionais, é ganhar. Sabemos que há momentos em que não podemos por de lado o processo e este é um momento desses. Não vamos colocar o enfase em ganhar. Vamos colocar, também, o enfase no processo e na oportunidade de jogar a todos – algo fundamental. Só assim é que conseguimos preparar o Europeu. Estes são jogos de preparação, mas vitória não conta? Conta. Conta sempre.”

Preparação para o Euro-2022

As duas partidas servem os interesses de preparação de ambas as seleção que vão disputar o Campeonato da Europa, Países Baixos 2022, que se disputa entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro. Portugal integra o Grupo A juntamente com as seleções de Sérvia, Países Baixos e Ucrânia. A seleção espanhola disputa o Grupo D, juntamente com a Bósnia Herzegovina, o Azerbaijão e a Geórgia.

No passado mês de novembro a Equipe das Quinas jogou nos Países Baixos as suas primeiras partidas de preparação para o Euro-2022, vencendo por 3-0 e 5-3.