A Seleção Nacional de futsal cumpre esta quarta-feira mais um treino no Pavilhão Cidade de Viseu, o último antes do arranque de mais uma série de três jogos – com Angola (25 de agosto), Uzbequistão (26) e Costa Rica (28).

A Equipa das Quinas cumpre a sua terceira semana de trabalhos tendo em vista a sua participação no Campeonato do Mundo Lituânia 2021.

O Treinador Nacional, José Luís Mendes, explicou como está a equipa sensivelmente a meio da etapa de preparação para o Mundial.

“Estamos a melhorar. Estes dois dias em Viseu foram fantásticos. Fizemos quatro treinos virados para um determinado objetivo – melhorar alguns índices físicos, nomeadamente ao nível da potência e da força explosiva. Os jogadores deram uma resposta fantástica. Nesta semana, essencialmente vamos ter a parte mais competitiva, com três jogos e, como já fomos referindo ao longo deste tempo, esperamos no final desta semana – e com certeza vamos alcançar esse objetivo – estar melhor do que estávamos quando começou esta semana de trabalho.”

Em relação ao jogo com Angola, o técnico espera mais um jogo de grau de dificuldade elevado

“Essencialmente, são adversários diferentes daqueles com que jogámos na semana passada – tanto em relação ao Japão como à Venezuela. Angola é um adversário que tem características diferentes e que nos vai obrigar a trabalhar outras coisas em termos de jogo. Vai ser mais um jogo de grau de dificuldade elevado, porque é uma equipa que está sempre nas fases finais de África e vai-nos criar algumas dificuldades – com jogadores tecnicamente bons. Têm uma equipa organizada e que nos vai obrigar a um outro tipo de exigência e outro tipo de dificuldades que não nos criaram o Japão e a Venezuela. Essa variabilidade dos nossos adversários acaba por ser muito importante para a nossa preparação. ”

Vítor Hugo garante que apenas após a viagem para a Lituânia começarão a pensar no jogo diante da Tailândia. Com duas semanas de trabalhos e com três jogos em perspectiva, Vítor Hugo explicou ao fpf.pt que o grande objetivo é a preparação tendo em vista o Mundial.

“Acima de tudo sinto a equipa mais preparada do que quando começou há duas semanas. Acho que trabalhamos muito bem ao longo destas semanas e agora o foco está nestes três jogos de preparação que vamos ter pela frente. Sabemos que vão ser três jogos exigentes e de grau de dificuldade elevado, mas o foco está na preparação. Vão ser três jogos para nos prepararmos para mais à frente estarmos como a equipa técnica quer, que é preparada a 100 por cento.”

Em relação ao primeiro adversário, a seleção de Angola, o guardião que soma 70 internacionalizações espera uma equipa agressiva, à semelhança da formação venezuelana.

“Acho que vai ser um jogo muito à imagem daquele último jogo que fizemos, frente à Venezuela. Vai ser um jogo de muito confronto físico… São muito agressivos…”

Bebé, Edu e Vítor Hugo têm o mesmo tempo de utilização, repartido pelos dois jogos. O fpf.pt quis saber se os três guarda-redes já falaram sobre quem será o primeiro a entrar em jogo na Lituânia.

“Por acaso não falámos, mas sei que qualquer um que comece a baliza estará bem entregue. Quer seja eu, o Edu ou o Bebé, somos capazes de começar o Mundial e não será por aí que Portugal.” Ele garante que a idade, neste caso, não vai ser um posto.

“A idade não vai ser um posto, claramente. Temos o Edu com 25… eu e o Bebé mais velhos, por isso, sem dúvida nenhuma, que a idade não vai ser um posto.”

André Sanano FPF

Vítor Hugo em preparação para o Mundial. Foto: André Sanano FPF

O fpf.pt também quis saber o que a equipa técnica tem pedido aos goleiros.

“Acima de tudo dedicação. Acho que, nestas semanas, é o que temos de fazer – dedicarmo-nos ao trabalho e ao processo que eles querem que nós façamos. Continuar a preparar-nos bem. Temos agora três jogos, para a semana mais dois [diante do Paraguai]. Para a viagem ainda falta muito, por isso vamos trabalhar bem nestas duas semanas, preparar bem os cinco jogos que temos… quando partirmos para a Lituânia, aí sim, pesarmos no primeiro jogo com a Tailândia.”

Jorge Braz de parabéns

O treinador Nacional de futsal celebra esta quarta-feira o seu 49.º aniversário. O técnico assumiu as funções de Selecionador em julho de 2010 e em 2018, 2019 e 2020 foi eleito pelo “Futsal Planet” como o melhor Selecionado do Mundo.

André Sanano FPF

Momento de celebração na concentração portuguesa. Foto: André Sanano FPF