Antes dos treinos com bola e demais atividades técnicas e táticas, os atletas da categoria principal do Corinthians passaram, nesta semana, por uma série avaliações físicas e médicas. Todo este procedimento na pré-temporada visa um melhor desempenho nas competições, dentre elas, a Taça Brasil de Clubes, a qual acontece no próximo mês, em Carlos Barbosa (RS).

A seguir, o preparador físico do Timão, Juninho, fala sobre a programação coletiva e individual, explicando todo o procedimento passo a passo:

“Nesta semana, teremos avaliações físicas e de ordem médica, como o Eco cardiograma (para ver como está o funcionamento do coração), o Hemograma, que analisa a parte sanguínea do atleta, e a ergo espirometria, onde temos a análise respiratória e da avaliação de ergo espirometria, tirou alguns indicadores que me ajudam a prescrever treinamentos. Também realizamos uma composição corporal, que é de praxe”.

Juninho também fala sobre os testes físicos e fisioterapêuticos, começando pela avaliação isocinética:

“A avaliação isocinética é uma avaliação de ordem muscular, em que observo toda a musculatura do atleta, seja de ordem inferior como posterior e demais membros inferiores. Já a parte bioquímica eu avalio como está reagindo o mecanismo de atleta em relação a algumas ações específicas do futsal e a partir de tudo que foi coletado nesta semana inicial, partimos para uma avaliação fisioterapêutica, em seguida, cruzamos estas informações e em seguida, cuidaremos de uma avaliação mais individualizada possível”.

O preparador comenta sobre o retorno após as férias e crê em uma assimilação rápida por parte dos jogadores: “De um modo geral, como eles estão se apresentando, e ficamos um bom tempo de ‘férias’, e já esperávamos os atletas um pouco fora do peso, mas é algo normal. Eles aproveitam as férias o máximo possível, por que todos tiveram um ano bem estressante. Mas mesmo neste período, eu mando uma cartilha de treinamento e em qualquer ligar onde eles estiverem, conseguem treinar”.

“No grupo em si, a resposta deles é muito rápida, a evolução do atleta é um rápida, ao contrário de outra pessoa (eu levaria mais tempo para deixar essa pessoa em boas condições físicas). A gente até brinca, falando que o ‘motor deles é V8’, enquanto o nosso é ‘1.6’, 2.0”, no máximo, brincou.

Juninho encerra falando sobre a importância em realizar uma pré-temporada antes mesmo dos principais adversários:

“A gente quis voltar antes justamente para termos essas seis semanas de treinamentos e uma semana de avaliações, já que temos uma competição muito importante. E como tivemos apenas duas aquisições, não vai ser difícil para eles entrarem no ritmo. E também teremos tempo para que todos assimilem a filosofia de trabalho do Ferretti, da comissão técnica, o que pretendemos no ano, então está bem direcionado tudo isso. Espero que seja um ano bom, temos um elenco excelente para trabalhar e sem grandes problemas”.

Notícia: Gilberto Santos
Imagem: Luccas Salles