Faltando menos de seis meses para o início da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2021 ™, o cronograma de jogos do torneio foi divulgado hoje. Kaunas foi confirmada como sede das partidas de abertura e final, com Vilnius e Klaipėda completando a lista de cidades-sede da primeira competição da FIFA a ser organizada na Lituânia. A capital da Lituânia receberá jogos da fase de grupos e duas quartas-de-finais, enquanto Klaipėda encerrará os jogos da fase de grupos após seis dias de intensa competição.

FIFA

Kaunas, na Lituânia, será sede da final da Copa do Mundo FIFA. Foto: FIFA

Nesta nona edição da Copa do Mundo de Futsal da FIFA ™, 24 seleções vão disputar 52 partidas na esperança de suceder à Argentina e se sagrar campeã mundial de futsal, com estreia marcada para domingo, 12 de setembro, e a grande final marcada para acontecer em Kaunas Arena no domingo, 3 de outubro.

“A Lituânia está se preparando para receber os melhores jogadores de futsal do mundo e estamos ansiosos para receber o primeiro torneio da FIFA em nosso país. Vilnius, Kaunas e Klaipėda estão progredindo muito em seus preparativos e esperamos organizar uma das Copas do Mundo de Futsal da FIFA mais divertidas de todos os tempos. O nosso Comitê Organizador Local, o governo da Lituânia e os municípios anfitriões estão trabalhando arduamente e com grande entusiasmo à medida que a data de início do torneio se aproxima rapidamente ”, disse o presidente da Federação Lituana de Futebol, Tomas Danilevičius.

Visvaldas Matijosaitis, Prefeito de Kaunas, comemorou a nomeação da cidade: “Será uma grande honra e alegria para Kaunas receber os melhores jogadores de futsal de todo o mundo. Estamos orgulhosos de receber a fase de grupos e a fase final do torneio. Aceitamos isso como uma oportunidade excepcional e um sólido reconhecimento da nossa cidade. Kaunas é uma cidade aberta, moderna e de rápido crescimento, que tem uma longa tradição de esportes e já formou centenas de atletas de nível mundial. Estamos investindo de forma consistente em infraestrutura esportiva, e em sua renovação e desenvolvimento. Somos muito apaixonados por esporte. Portanto, esta Copa do Mundo de Futsal da FIFA é um verdadeiro presente e um motivo para comemorarmos. Esperamos que todos os membros da equipe, convidados e torcedores de futsal tenham uma experiência memorável em Kaunas e desfrutem da hospitalidade de nosso povo. Gostamos de dizer que somos uma cidade Kaunastic e gostaríamos que todos pudessem experimentar isso. Esperamos que as equipes participantes tenham jogos emocionantes e que os fãs experimentem muitas emoções!”

Além da anfitriã Lituânia, que fará sua estreia na fase final de uma competição da FIFA, 17 seleções já reservaram seus ingressos para o evento.

Junto à Lituânia, para representar a UEFA, estarão o Cazaquistão, Portugal, Rússia, Espanha, República Checa e Sérvia.

A atual campeã Argentina e o pentacampeão Brasil garantiram suas vagas e representarão a CONMEBOL, junto com Paraguai e Venezuela.

A OFC será representada pelas Ilhas Salomão, enquanto Angola, Egito e Marrocos farão a parte dos representantes da CAF.

Os venezuelanos e angolanos fizeram história em seus países ao se classificarem pela primeira vez para uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

A AFC atribuiu suas três primeiras vagas ao Irã, Japão e Uzbequistão, enquanto Iraque, Líbano, Tailândia e Vietnã competirão em um torneio de repescagem para decidir as duas vagas asiáticas restantes.

O Campeonato Concacaf de Futsal determinará as quatro seleções finais classificadas para o torneio.

“A Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 está se aproximando rapidamente e a emoção está crescendo. O Comitê Organizador Local está trabalhando muito para estar pronto para setembro e será uma experiência muito boa para a Lituânia receber com sucesso sua primeira competição da FIFA. Kaunas será o anfitrião perfeito para as partidas de abertura e final. A cidade tem uma arena moderna, uma posição estratégica no centro do país e um histórico de sucesso comprovado na hospedagem de eventos esportivos internacionais e outros eventos importantes de entretenimento. Vilnius e Klaipėda têm arenas de última geração e completam um trio muito interessante de cidades-sede. Temos certeza de que esta será uma edição de muito sucesso da Copa do Mundo de Futsal da FIFA”, disse Jaime Yarza, Diretor de Torneios da FIFA.

As datas principais da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 incluem:

Jogo de abertura – 12 de setembro

Jogos das oitavas de final – 22, 23 e 24 de setembro

Quartas-de-final – 26 e 27 de setembro

Semifinais – 29 e 30 de setembro

Eliminatória do terceiro / quarto lugar e final – 3 de outubro

Mais informações sobre a emissão de ingressos serão anunciadas nos próximos meses. Os fãs que desejam garantir sua vaga neste torneio exclusivo devem consultar regularmente FIFA.com/tickets.

O calendário de jogos está disponível AQUI.