Os torcedores e o elenco do Jaraguá Futsal vão ter que se acostumar com a falta do número 9 em quadra, nos próximos meses. Um rompimento no tendão de Aquiles – tendão da parte de trás da perna, próxima do calcanhar -, nesta semana, obrigou o pivô André Thiago Grahl, o Keko, a se afastar da sua função na equipe por um período longo de tempo. O atleta se lesionou no último jogo pela Liga Nacional de Futsal (LNF) 2015, contra o Cascavel, na terça-feira (21), após um lance de domínio de bola.

O pivô explica que tudo aconteceu no momento em que foi dominar a bola, durante a partida. No lance, ele recebeu um chute por trás e, quando apoiou o pé no chão, sentiu a forte dor da lesão. A cirurgia para a reconstrução do tendão está marcada para o fim desta semana, segundo Keko, e a recuperação pode demorar de cinco a seis meses, dependendo da evolução no tratamento.

A volta às quadras pode demorar um pouco mais, pois é necessário cautela no retorno aos treinos, além da recuperação do ritmo de jogo e o entrosamento com o time.  Apesar de estar triste com a notícia do seu afastamento, Keko espera voltar ainda este ano e ajudar a buscar mais um título nacional para a equipe jaraguaense. “Quero tratar e me empenhar para conseguir voltar e ajudar o grupo nas finais”, comenta o jogador. “Acho que de tudo isso, a minha volta será a parte mais difícil, considerando o ritmo de jogo atual e ter que recuperar tudo de novo. Voltar sem dor também vai ser um desafio.”

Esta ruptura do tendão de Aquiles, é uma lesão que afeta a parte de trás da perna e ocorre geralmente com pessoas que praticam esportes de impacto, como é o caso do Futsal. A lesão é comumente seguida por dor extrema e até mesmo a incapacidade de andar. Após o tratamento cirúrgico o atleta passará por um programa de reabilitação que envolve exercícios de fisioterapia para fortalecer os músculos das pernas e o próprio tendão rompido.

Com informações: Gabriela Bubniak