LNFS

Roger Serrano, Rivillos e Marc Tolrá comemoram um gol do Levante. Foto: LNFS

 

A semana esperada chegou. No dia 20 de junho, o Levante fez história ao vencer Viña Albali Valdepeñas (4-1) no Pavilhão Municipal de Paterna. Esse triunfo implicou dois grandes feitos para os catalães. Por um lado, eles concordaram com a sua primeira final para o título do LNFS, que foi escolhido para o Barça em uma partida de três jogadores de uma potência a outra, decidida na disputa de pênaltis. Por outro lado, o Levante UD FS garantiu o passaporte para defrontar pela primeira vez a UEFA Futsal Champions League. A primeira partida da granota na principal competição continental será contra o anfitrião da Ronda Principal, Zalguiris Kaunas, na terça-feira, às 18 horas, e poderá ser vista na LaLigaSportsTV.

Quatro meses se passaram desde então e a Champions League finalmente abre a cortina. Uma etapa onde o grupo de Diego Ríos começará a escrever os primeiros versos de sua própria história na Europa. Será entre os dias 26 e 31 de outubro, na Arena Zalgiris, em Kaunas. O Levante FS UD estreia-se esta terça-feira frente ao anfitrião, Zalgiris (18h00), para defrontar o Barça na quarta-feira (15h30), um dos favoritos juntamente com o Sporting CP – actual campeão – e vai encerrar o torneio na sexta-feira contra Viten Orsha na Bielo-Rússia (15h30). Todos os jogos podem ser vistos na LaLigaSportsTV.

Ninguém esconde que o Levante se estreia na Champions League num momento delicado devido à pré-temporada acidentada e ao início do campeonato, depois de sofrer muitos contratempos a nível de lesões e de jogadores tocados. A lista de jogadores que já passaram pela enfermaria em algum momento é longa, embora Diego Ríos tenha incluído todas as suas tropas na convocação e a única ausência confirmada será a de Álex García, com uma grave lesão no joelho desde a pré-temporada.

Mas quem disse que a equipe sofreu na complicada praça Son Moix? O Levante FS, apesar da desvantagem das baixas, obteve um valioso prémio ao largar um empate a 50 segundos do final, obra da equipa juvenil Pachu. Há motivos, portanto, para acreditar que, apesar das derrotas, a equipe se enfrentará em Kaunas em busca da Rodada de Elite, onde entrarão os 16 melhores da Europa. “Tenho visto uma equipa sólida e com fome. Na terça-feira começamos algo emocionante e incrível para nós. Vamos ver se recuperamos um jogador ”, avaliou Diego Ríos diante da história da Champions League após o empate disputado de sexta-feira em Maiorca.

Certamente, apesar dos contratempos, o emocionante desafio que o Levante UD FS inicia no seu baptismo europeu mantém intacto o clima no vestiário. Poucos duvidam que a equipe, que deu amplos sinais de superação nos piores momentos – como já mostrou na recuperação contra o Burela (5-3), Cartagena (1-1) e Palma (1-1) no início da temporada-, ele estará à altura das demandas.

“Devido à história do futsal espanhol e ao escudo que carregamos, temos a responsabilidade de tentar a qualificação numa fase de qualificação de três em quatro. Temos que desistir de nossas vidas. A equipe vai competir porque já demonstrou, apesar das muitas baixas e fatores adversos ”, lembra Manolo Bueno, diretor da seção de Futebol de Salão do Levante UD.

Outro aspecto fundamental para enfrentar a Ronda Principal com garantias é que boa parte dos integrantes do Levante UD FS possuem experiência internacional, fator fundamental para apoiar os jogadores que se estreiam na Europa pela primeira vez.

Maxi Rescia, que sofreu alguns desconfortos após a Copa do Mundo, jogou contra o Palma, pelo que aparentemente vai se repetir na Liga dos Campeões. Outro jogador que já disputou competições deste calibre é Gallo. O elenco de jogadores de futebol do Levante FS UD endurecido na Europa se estende a Fede, que jogou a Liga dos Campeões com ElPozo, ou Marc Tolrá e Roger, que jogou em sua época pelo Barça. O conglomerado de tropas com formação internacional inclui o ala Mario Rivillos, em estado de graça, já que também disputou competições europeias pelo Barça e Inter e foi campeão europeu pela Seleção Nacional. Assim como Rafa Usín, campeão europeu com a Espanha e que disputou a Liga dos Campeões com o Barça.

“Estamos tranquilos nesse sentido, as pessoas que não jogaram esta competição vão se sentir muito acompanhadas. Eles sabem muito bem como é a Champions League ”, destaca Manolo Bueno.

Este é o formato e as rodadas de qualificação

Com tudo pronto, a cidade lituana de Kaunas acolhe a chamada Ronda Principal da UEFA Futsal Champions League, composta por quatro grupos de quatro equipas. Os três melhores de cada grupo se classificarão para a Rodada de Elite. Um formato que permite ao Levante UD FS ter grandes esperanças de aceder à próxima fase, conhecida como ronda de elite, à qual se juntarão os quatro primeiros classificados dos quatro grupos da ronda B. Elite.

“Se tivéssemos todos os jogadores em perfeitas condições, ficaria mais tranquilo, mas sei que a equipa, seja quem for, compete. E se o Levante competir, temos boas chances de passar pela eliminatória ”, prevê Manolo Bueno. No papel, depois do Barça, o Levante tem um cartão de visita superior aos outros dois rivais do Grupo 3: Zalgiris e Viten Orsha.

“O Levante é vice-campeão da Liga Espanhola, que é a mais poderosa da Europa. Penso que, mesmo com as derrotas, temos uma obrigação numa fase de qualificação onde passam três em quatro. Espero que tudo funcione bem. É uma ocasião única. Não estamos satisfeitos por apenas estarmos na Champions League. A Rodada de Elite seria outra coisa porque um dos quatro passes. Temos uma equipa de primeira e estamos longe de subestimar Zalgiris e Viten Orsha. Os Zalgiris, como hospedeiros, têm a mesma ilusão que nós. É um rival que tem um nível muito bom, com brasileiros nacionalizados, assim como a Orsha. Eles são muito duros e a arbitragem na Europa não é a mesma que na Espanha, eles concedem muito mais e são mais permissivos ”, avisa o chefe do Levante FS UD.

Vice-campeão da melhor Liga Europeia

No entanto, o Levante UD FS, vice-campeão da primeira divisão do LNFS, conquistou o respeito de todos os seus rivais por seus próprios méritos. Não esqueçamos que há apenas sete anos despontava na mais alta categoria do futsal espanhol: um espelho e uma referência para o futsal europeu e mundial, onde deixou raízes muito boas. Esta terça-feira vai escrever o primeiro capítulo da Liga dos Campeões, onde a equipa espanhola pretende continuar a evoluir, a forjar-se e a deixar a sua marca na estreia europeia.

Sporting, Barça e Kairat: os grandes favoritos ao título

Na UEFA Futsal Champions League, o português Sporting CP, que destronou o Barça da coroa europeia em Zadar, começa como grande favorito. O outro time favorito é o Barça, com duas estrelas brasileiras em suas fileiras, como Ferrão e Pito, e o Kairat, que participa de sua 18ª edição, um recorde da competição.