LNFS

Rvillos, do Levante UD, com a bola para o Ferrao, do Barça. Foto: LNFS

Os granotas conquistaram o primeiro jogo da final do Play Off pelo título da Liga após vencer o Barça na disputa de pênaltis. No segundo minuto, Ferrão colocou os locais na frente, mas Roger e Rafa Usín deram a volta por cima antes do intervalo. No segundo período, o pivô brasileiro do Barça marcou o segundo gol em sua conta particular que serviu para igualar o confronto. A partida foi decidida nos pênaltis em que os homens de Diego Ríos saíram vitoriosos graças aos cinco gols marcados por Marc Tolrà, Rivillos, Maxi Rescia, Esteban e Roger, pelos quatro jogadores do Barça de Daniel, Esquerdinha, Dyego e Aicardo.

O jogo começou com muito respeito por parte de ambas as equipes, no entanto, o Barça chamou o gol rival aos dois minutos de jogo com uma chance tripla que terminou com o primeiro gol do encontro. Ferrão recebeu na área e chutou, mas Fede desviou, no rebote, Marcenio tentou sem sorte e, na terceira oportunidade, Ferrão acertou a finalização com um poderoso chute que saiu pelas costas. Depois de fazer o primeiro gol do duelo, Aicardo teve uma boa chance de ampliar a vantagem no placar ficando sozinho na área rival, mas Fede limpou a bola. A equipa de Diego Ríos tentou recuperar do primeiro golo e, num contra-ataque rápido, Esteban acertou no poste esquerdo da baliza defendida por Dídac. Aos 8 minutos, Esquerdinha arrebatou o couro de Rafa Usín e avançou até encontrar uma lancha confortável na qual Fede voltou a limpar. Um minuto depois, Pedro Toro tentou surpreender o guarda-redes do Culé com um remate de fora, mas Dídac desviou para o canto

Na próxima ação ofensiva da equipe visitante, Rivillos recuperou no meio da quadra e deu a bola para a lateral esquerda onde Roger, na varanda da área, disparou um chute preciso que acabou virando o gol do empate aos 1. No meio do primeiro período, Ferrão desafiou Fede no heads-up e o pivô brasileiro não conseguiu vencer o goleiro Granota. Aos 15 minutos, Rivillos filtrou um belo passe entre as linhas para Esteban, que ficou sozinho antes de Dídac, mas seu chute saiu por cima do gol. Numa jogada de estratégia, Rivillos voltou a ajudar Rafa Usín, que com um remate rasteiro ultrapassou Dídac e deu a volta ao marcador com um golo de 1-2. Aos 18 minutos, Ferrao enganchou a bola com um chute espetacular, mas Fede pegou a bola. Na reta final, os catalães tiveram boa chance de um lance de bola parada na frente da área, em que Aicardo assistiu Ferrao, mas a defesa visitante bloqueou o chute. Os de Andreu Plaza não desistiram e Daniel esteve perto de igualar a luta com um chute de Rivillos na linha do gol. Na ação seguinte, Marcenio deu um poderoso chute de fora que foi repelido pela madeira. Na última jogada, Daniel voltou a ser o protagonista com um chute sem goleiro que foi direto para a trave.

No segundo tempo, Maxi Rescia foi o primeiro a buscar o gol rival com um potente chute de longe que Dídac desviou sem problemas. A resposta do Barça foi imediata com um remate de Adolfo que saiu ao lado. Aos 25 minutos, Ferrão pegou no couro da frente da área e deu um chute que Fede rejeitou. O pivô brasileiro foi muito contundente nos primeiros minutos do segundo ato e, aos 27 minutos, Dídac empatou em grande passe para Ferrao que ficou na frente de Fede e com grande definição converteu o gol da eliminatória aos dois do jogo. Palau Blaugrana. Do empate no placar, ambas as equipes travaram um duelo de alto nível no campo do Barça com um jogo muito competitivo e disputado.

Aos 33 minutos, Ferrão recuperou a bola na quadra oposta e avançou até a liberação do chute que o goleiro finalmente desviou para o escanteio de Granota. A resposta da equipa de Diego Ríos veio na acção ofensiva seguinte, com um remate exterior de Maxi Rescia que obrigou Dídac a esticar-se. Dois minutos depois, Ferrão passou a bola para Adolfo, que chutou rapidamente com o pé esquerdo, mas Fede limpou o escanteio. Na execução do escanteio, Ferrão chutou e acertou o couro no cruzamento do gol. Aos 37 minutos, Dyego enfrentou o rival e disparou um poderoso chute rasteiro que foi repelido pela trave. Faltando um minuto e meio para o fim, Diego Ríos apresentou Rubi Lemos com um goleiro, mas a mudança não surtiu efeito, chegando ao final com um empate a dois.

Na primeira parte da prorrogação, o treinador galego insistiu no jogo de cinco com Rubi Lemos com elástico de goleiro. Com paciência, o Levante UD amadureceu uma jogada que Rafa Usín culminou com um remate à barra. No segundo tempo da prorrogação, o Andreu Plaza incluiu Daniel no jogo de cinco para ir em busca do gol decisivo. Os culés recuperaram a bola e, num contra-ataque rápido, Adolfo perdoou com o gol vazio ao não acertar no remate. Esteban respondeu com um poderoso chute de fora e a defesa de Dídac foi imensurável, para evitar o gol do visitante e mandar o jogo para os pênaltis. Na disputa de pênaltis, o Levante UD venceu por 5-4 graças aos gols de Marc Tolrà, Rivillos, Maxi Rescia, Esteban e Roger.