Um rosto conhecido do torcedor minastenista voltará a defender as cores do Clube em 2020. Natural de Belo Horizonte (MG), o ala Lucas Libânio, de 25 anos, que atuou pela equipe da capital mineira entre as temporadas 2012 e 2015, é o novo reforço do jovem time comandado por Peri Fuentes. O jogador disputou as duas últimas temporadas pelo Blumenau.

Orlando Bento

Libânio durante treinamento pelo Minas. Foto: Orlando Bento

Na agenda do Minas já está anotado o primeiro compromisso oficial do ano. Os minastenistas irão participar da Copa Três Coras de Futsal entre os dias 12 e 16 de fevereiro, na cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul. Além do Minas, estarão na competição Pato Futsal, Foz Cataratas Futsal, Criciúma Futsal e Três Coroas Futsal. Na sequência, mas ainda sem data definida, o Minas participará do Festival de Futsal Terra do Rei, em Três Corações (MG).

Além das competições amistosas, o Minas lutará pelos títulos da Liga Nacional de Futsal (LNF), Taça Brasil, Campeonato Metropolitano e Campeonato Estadual.

Entre os treinos táticos e físicos, Libânio falou sobre o retorno ao Clube que o revelou para o futsal brasileiro e como pretende ajudar a equipe na temporada 2020.

Quanto tempo durou sua primeira passagem pelo Minas?

A minha primeira passagem pelo Clube durou quatro temporadas, cheguei em 2012 e fiquei até 2015. Mas eu já tinha disputado a Taça Brasil Sub-17 com o Minas em 2011, mesmo pertencendo a outro clube, porque peguei uma transferência e voltei. Participei dessa competição em 2011, mas, oficialmente, fiquei por quatro temporadas.

Como analisa o retorno ao Minas?

Vejo minha volta com bastante otimismo. Acredito que posso agregar valor ao Clube com a experiência que eu adquiri nos últimos quatro anos. É um grupo que já tem uma conexão do ano passado, com um jeito de jogar implementado pelo Peri. Neste ano, ele está dando continuidade. Então, minha volta é para complementar esse formato, agregar no que for possível nesse aspecto.

O que impactou na decisão de retornar ao Clube?

O que pesou em minha decisão foi o fato de já conhecer o Minas. Eu já tinha as referências, um lugar com uma estrutura fora do comum, com pessoas que já me conheciam, com quem sempre gostei de trabalhar quando estive por aqui, uma comissão técnica que conheço. Eu também gosto do estilo de jogo do Peri, que é mais tático. Acho que é um estilo que me favorece, que gosto de atuar. Fora isso, é claro, tem o fato da minha família ser de Belo Horizonte, também casei no fim do ano. Essa soma de fatores é fundamental.

Como acredita que poderá ajudar o time neste ano?

Eu acredito que vou ajudar o grupo com o estilo de jogo, que é de movimentação, de participação coletiva e individual. Espero conseguir agregar valor no sistema que o Peri acredita, com essa bagagem de ter passado no futsal do sul do Brasil, que é intenso e competitivo. Espero poder trazer a competitividade e a experiência para o grupo.