LNFS

Primeira divisão apresenta um novo formato para a temporada 2020/2021. Foto: LNFS

La Liga começa na Primeira Divisão neste fim de semana com mudanças em seu formato. Dezoito participantes compõem este ano a categoria mais alta que terá um total de trinta e quatro dias de Liga e um Play Off pelo título para acertar o Campeão em um calendário bastante compactado. Enquanto os três piores classificados no final da Fase Regular descerão automaticamente para o Segundo lugar, o décimo quinto classificado fará três partidas contra o vice-campeão no Play Off da Promoção para obter uma vaga na Primeira Divisão na temporada 2021/22.

Neste final de semana o Futsal retorna com a disputa do primeiro dia do campeonato nacional na Primeira Divisão. Esta Fase Regular da Liga na Primeira Divisão será composta por um total de dezoito equipes, mais duas em relação ao ano letivo de 2019/20, onde os rebaixamentos foram cancelados porque o campeonato não pôde ser totalmente concluído devido à pandemia causada pelo COVID-19.

Todas essas equipes se enfrentarão nas nove partidas programadas ao longo dos trinta e quatro dias da Liga que começam neste fim de semana e que vão durar até 30 de maio de 2021 se as condições de saúde permitirem.

Um calendário compactado com sete dias da semana

Devido ao atraso no início da Liga por falta de um Protocolo AntiCOVID, a Liga Regular terá até sete dias de semana. Adicionalmente, no caso de suspensão das reuniões por motivos relacionados com o COVID-19, existem datas de recuperação das referidas reuniões.

Os formatos de qualificação da Copa da Espanha e do Play Off para o título são mantidos

Os oito primeiros classificados depois de concluída a primeira rodada da Liga Regular, em 4 de janeiro de 2021 (dia 16), selarão sua classificação para a Copa da Espanha, que será realizada de quinta-feira, 25 a domingo, 28 de março de 2021 em um local ainda a ser confirmado. A partir daí, as equipes terão mais dois meses de competição até chegarem à 34ª rodada do campeonato da Liga, no final de semana de 29 e 30 de maio de 2021, onde os oito primeiros colocados buscarão o título de campeão da liga em O Play Offs para o título.

Como em outros aspectos, o Play Off do título trará novidades. Enquanto as quartas e semifinais continuam sendo a melhor de três partidas, a final muda seu formato de melhor de cinco para melhor de três. Em todas as mangas para o título, a primeira partida será disputada no pavilhão dos melhores classificados, a segunda no dos piores e a terceira, se necessário, novamente no pavilhão dos melhores classificados da Liga Regular.

Ser 15º na temporada 2020/21 não é sinônimo de permanência

Uma das grandes novidades desta nova temporada 2020/21 do campeonato da Liga nacional estará na chamada Fase de Promoção que enfrentará o décimo quinto classificado da Liga Regular da Primeira Divisão e o perdedor do Play Off de Promoção à Primeira Divisão. Essas duas equipes enfrentarão a melhor de três partidas, sendo a primeira partida disputada no pavilhão da equipe da Segunda Divisão, enquanto a segunda e a terceira (se necessário) serão disputadas no pavilhão da equipe da Primeira Divisão. O time que vencer jogará na Primeira Divisão em 21/22, enquanto o perdedor jogará na Segunda Divisão. Os três últimos classificados no final da Liga Regular também descerão para a categoria prata.