A Liga Nacional de Futsal completa 25 anos na atual temporada.  Durante o mês de fevereiro, serão definidas as equipes participantes, o calendário de jogos e a fórmula de disputa da LNF2020. Antes, a entidade passa a lembrar dos campeões, dos ídolos e de outros grandes momentos da maior e mais disputada competição da modalidade no mundo.

Divulgação

Internacional foi o primeiro campeão da LNF. Foto: Divulgação

Em 1996, foi disputada a primeira edição da Liga Nacional e terminou com o Internacional, de Porto Alegre (RS), como campeão. O primeiro vencedor da LNF também marcou o início de uma série de conquistas do estado do Rio Grande do Sul na LNF.

O estado gaúcho voltou a conquistar o título em outras oito ocasiões, sendo cinco delas pela ACBF, de Carlos Barbosa, maior vencedora da competição nacional. A equipe laranja conquistou a LNF em 2001, 2004, 2006, 2009 e 2015. Outros três títulos no estado foram conquistados pela Ulbra, tricampeã da LNF (1998, 2002 e 2003).

Carlos Barbosa é o maior vencedor da Liga Nacional de Futsal. Foto: Divulgação

Os estados de Santa Catarina e São Paulo somam cinco títulos da LNF cada. Em Santa Catarina, o domínio é do Jaraguá Futsal, da histórica era Malwee, tetracampeã da competição nacional (2005, 2007,2008 e 2010) e liderada pelo técnico Fernando Ferretti, além de contar com jogadores badalados como Tiago, Leco, Chico, Xande, Falcão, Valdin, Ari e Lenísio. Outro título de Santa Catarina na LNF é do Joinville, em 2017.

Já o estado de São Paulo começou a conquistar a LNF em 2011, com o Santos, também sob o comando de Fernando Ferretti. O time paulista contou com craques no elenco como o goleiro Djony, o fixo Neto, os alas Valdin, Pixote, Jackson Samurai e Falcão, além do pivô Jé.

Divulgação

Camisa 12 marcou seu nome na história do Jaraguá. Foto: Divulgação

Na sequência, veio o bicampeonato da Intelli, em 2012 e 2013. Falcão, o Rei do Futsal, que conquistou a LNF em 9 ocasiões, também liderou a tradicional equipe de Orlândia (SP). Em 2014, o campeão foi o Sorocaba, com o fixo Rodrigo, o craque Falcão e companhia. Já o Corinthians também conquistou a LNF, em 2016, com a liderança do goleiro Guitta, o oportunismo do goleador e pivô Deives, além da sabedoria do treinador André Bié. No mesmo ano, o alvinegro revelou ao mundo atletas como os alas Leandro Lino, Marcel e Arthur, além do pivô Rocha.

O estado de Minas e do Paraná somam duas conquistas da LNF. O Atlético Mineiro foi o vencedor em 1997 e 1999. Ídolos como Vander Carioca, Manoel Tobias e Lenísio vestiram a camisa do Galo.

Divulgação

Falcão fez dupla campeã nacional com Manoel Tobias no Atlético-MG. Foto: Divulgação

Já o estado do Paraná chegou ao topo da competição nacional por meio do Pato Futsal. Em 2018 e 2019, a equipe de Pato Branco conquistou o bicampeonato . A equipe liderada pelo treinador Sergio Lacerda fez história apostando na experiência de atletas como Djony, Neguinho e Di Maria.

Outro estado que também já venceu a LNF foi o Rio de Janeiro, em 2000, por meio do Vasco da Gama. Ídolos como André, atual supervisor do Joinville, Schumacher, Euller, Seco, Simi e Manoel Tobias vestiram a camisa do clube carioca.

Yuri Gomes

Pato é o atual bicampeão da Liga Nacional. Foto: Yuri Gomes

Ulbra, Intelli, Jaraguá e Pato são os únicos bicampeões seguidos da LNF. A competição nacional nunca teve um tricampeão consecutivo. Manoel Tobias, com 52 gols em 1999, quando defendia o Atlético Mineiro, foi o atleta que mais gols marcou em uma edição da LNF.