LNFS

LNFS se reuniu com clubes para discutir o calendário da próxima temporada. Foto: LNFS

A Liga Nacional de Futsal da Espanha e seus clubes associados, como unanimemente acordado na última Assembléia da LNFS realizada em 7 de julho, prepararam um calendário proposto para a temporada 2020/2021. A reunião discordou do rascunho apresentado pela RFEF em 6 de julho, realizado unilateralmente sem o consenso da maioria dos clubes.

Os clubes da Primeira e da Segunda Divisão do LNFS elaboraram uma proposta de calendário para equilibrar ainda mais a distribuição da disputa de partidas ao longo dos dez meses de competição, prestando atenção especial ao cumprimento dos regulamentos de saúde propostos pelas autoridades para preservar a saúde dos técnicos e atletas e, paralelamente, à preparação correta dos jogadores com uma volta progressiva e controlada que lhes permita retornar à competição sem um risco prejudicial

Os pontos-chave nos quais os clubes se baseiam são:

– Atrasar o início da competição para favorecer progressivamente o retorno à atividade competitiva, por um período preparatório adequado após a paralisação das competições e o confinamento sofrido pelo COVID-19.

– Evitar a concentração de partidas nas primeiras semanas de competição, garantindo a recuperação oportuna dos jogadores entre as partidas, para tentar evitar o risco de lesões. Parece desaconselhável disputar três partidas com as respectivas viagens em um ciclo de apenas 7 dias.

– Equilibrar a densidade competitiva da primeira e da segunda rodada da liga regular, tentando garantir um descanso relevante entre as competições, mais equilibrado e que não ameace o período mínimo de 72 horas entre competições de forma contínua. Dessa forma, 16 rodadas da liga seriam disputados até o final de dezembro e não os 19 que a RFEF planeja.

No mero aspecto esportivo, os clubes defendem o início da temporada com a Final Four da SM El Rey Cup, de 2019/2020, que está pendente para ser disputada após a interrupção da competição, seguida pela Supercopa da Espanha 2020 e movendo o início da Liga regular para 26 de setembro no primeiro e 19 de setembro no segundo.

Além disso, seguindo o calendário da FIFA, as seis concentrações das equipes internacionais foram respeitadas, abrangendo 54 dias dos 242 habilitados para a disputa de todas as competições, o que significa que os jogadores estrangeiros dos clubes associados do LNFS estarão 22,31% do tempo da temporada regular com suas respectivas equipes.

Finalmente, também no esporte e referindo-se ao descenso para a Segunda Divisão, eles solicitaram, após elevar a RFEF três descidas diretas e promoção por um quarto, que haja um ano de carência e apenas duas equipes desceriam na temporada 2020/2021.

Na Segunda Divisão, os clubes solicitam a manutenção do sistema de competição de promoção, como tem sido disputado até agora, onde o campeão regular da liga conseguiu a promoção direta e os quatro clubes seguintes disputaram um Play Off; enquanto o RFEF propõe remover a promoção direta e que os quatro primeiros devem jogar a promoção Play Off. Com relação a como seria o rebaixamento na Segunda Divisão, resta saber os clubes que passarão da Segunda B e como a categoria será configurada.

Por outro lado, valorizam o aspecto social e econômico desde o início da Liga regular em 5 de setembro, conforme proposto pela RFEF, de acordo com os regulamentos em vigor hoje em dia, com uma capacidade limitada que afeta a viabilidade econômica do país. Clubes que veriam sua renda reduzida em média 30% em termos de assinaturas e bilheterias e também associados e torcedores seriam prejudicados, pois não poderiam aproveitar a temporada inteira.

Os clubes da Liga Nacional de Futsal confiam que a RFEF levará em consideração seus pedidos, uma vez que eles e seus jogadores são os protagonistas que assumem todos os riscos em nível econômico e de saúde e reconsideram o rascunho de calendário que apresentaram para a temporada 2020/2021.