Reprodução

João Guilherme comemorando gol pelo Jaraguá. Foto: Reprodução

Quando falamos que Londrina é um verdadeiro celeiro de grandes atletas, isso realmente é confirmado. Em qualquer modalidade vemos casos de jovens que saíram da cidade para realizar seus sonhos pelo Brasil e pelo mundo a fora, e conseguiram. Recentemente, eu publiquei um material contando o ótimo momento vivido pelo goleiro Mello, jovem promissor que entrou para a história do Foz Cataratas Futsal. Seguindo na modalidade, agora em âmbito nacional, chegou a vez de falarmos de outro filho da terra que se tornou realidade: João Guilherme Carvalho, 23 anos, atleta do Jaraguá, e em 2019 esteve na votação das revelações da Liga Nacional de Futsal.

> Do início em Londrina até o momento de destaque em Jaraguá do Sul

Na cidade, João Guilherme começou nas categorias de base do extinto Grêmio Literário e Recreativo Londrinense. Com destaque, foi convidado para jogar pelo Colégio Londrinense, onde permaneceu até 2015, e participou do vice-campeonato na Chave Prata, na categoria adulta, ao lado de nomes experientes, como Márcio Forte, Arrepiu, Kumano e Carrapicho. Ainda em Londrina, no mesmo ano, João conquistou o seu maior título no Estado: Paranaense Sub-20 pelo Iate Clube de Londrina. Após a conquista, rumou para São Paulo e defendeu por dois anos a equipe do Sport Club Corinthians Paulista, conquistando cinco títulos por lá [Bicampeão Paulista e Metropolitano, e Campeão Brasileiro, todos no Sub-20]. Desde 2018, o ala londrinense integra a equipe do Jaraguá Futsal.

> Entre as três principais revelações da Liga Nacional de Futsal em 2019

Em 2019, ano de principal destaque na carreira do já realidade João Guilherme, o atleta foi indicado ao prêmio de melhor ala-direito, ao lado de Neguinho, do Pato Branco (PR), e de Leandro Lino, do Magnus Sorocaba. Como revelação, outros dois atletas das mesmas agremiações: Chimba e Leozinho, respectivamente. Leozinho, inclusive, foi eleito esse ano como o Melhor Jovem Jogador do Mundo pelo site Futsal Planet, o mais tradicional da modalidade. Leandro Lino foi eleito o melhor ala-direito e Leozinho como revelação da LNF.

> Despedida oficial do craque Falcão com a camisa do Jaraguá Futsal

Neste ano, o craque Falcão, maior atleta da história do futsal mundial, realizou o seu jogo de despedida do Jaraguá Futsal. Com mais de 30 títulos pelo clube catarinense, ele fez a torcida jaraguaense vibrar com os lances ao longo do amistoso contra a Seleção da Guatemala, realizado em março, na Arena Jaraguá. João Guilherme relembrou fatos dessa partida, da oportunidade de estar ao lado do ídolo, da resenha com ele no vestiário antes e depois do jogo e também da emoção de tabelar com o craque em quadra, fatos e fotos que guardará para o resto da vida.

> Projeção, clubes interessados e o desejo de retornar para Londrina

Após um excelente ano, João Guilherme recebeu sondagens e propostas dos principais clubes do país e de alguns clubes do exterior. Ainda com 23 anos, o jovem, ao lado dos seus familiares, resolveu permanecer em Jaraguá do Sul nesta temporada para que adquira mais experiência e também visibilidade no país. Sem deixar de lado as suas origens, o ala lembra com carinho de Londrina, do Londrina Esporte Clube, seu time do coração, e afirmou que deseja retornar um dia para jogar em uma equipe da cidade, que tenha estrutura e investimento, e espera que essa equipe esteja em disputa na Liga Nacional ou brigando de frente no Campeonato Paranaense.

> Retornos dos trabalhos em meio à pandemia do coronavírus

No início de junho, a equipe do Jaraguá Futsal retomou as suas atividades em quadra e aos poucos a situação tem sido normalizada. A Federação Catarinense de Futsal confirmou o reinício do Estadual no dia 8 de julho e a equipe catarinense começou o retorno das atividades coletivas. O ala João Guilherme comentou como tem sido a retomada dos trabalhos, como foi regressar para Jaraguá do Sul nesse momento de pandemia, todos os cuidados que os atletas e membros da comissão técnica tem tomado, enfim, uma novidade para todos os setores.

Ouça AQUI a entrevista com João Guilherme

 

Reprodução

João Guilherme retomando as atividades no Jaraguá. Foto: Reprodução