Anunciado como técnico em janeiro deste ano, Lucas Chioro assumiu a responsabilidade de comandar o São José Futsal nesta temporada. Veio para ocupar o posto deixado por Ivan Gomes, que ficou à frente do projeto por mais de cinco anos. Passados seis meses desde o anúncio, o ex-técnico do Corinthians avalia o seu trabalho:

– O balanço que faço é positivo. As metas estabelecidas por nós estão sendo alcançadas. Ficamos entre os dois primeiros na chave da Liga Paulista e estamos na zona de classificação para a próxima fase da Liga Nacional, então o trabalho está surtindo efeito – disse.

08.07_vandinho_sãojosé_2

Brenno Domingues/ Quarttus Marketing/ Gabriel Dantas/ Ronaldo Oliveira

Antes de assumir o São José, Lucas construiu sua história no futsal do Corinthians, onde teve duas passagens, conquistando títulos. Ele foi assistente de Fernando Ferretti na temporada passada no alvinegro. Para reduzir custos, a diretoria do Corinthians decidiu diminuir o repasse para a modalidade e agora aposta na categoria de base.

Classificado automaticamente para as quartas de final da Liga Paulista e invicto na competição estadual (em oito jogos, seis vitórias e dois empates), o São José tem aproveitado o tempo para treinar e aumentar o seu foco na Liga Nacional de Futsal.

Na 12ª colocação do torneio, com 15 pontos somados, a equipe está há cinco jogos sem vencer. Foram três derrotas: para Orlândia e Joinville, ambas por 3 a 1, e Atlântico Erechim, por 3 a 2; além de dois empates – 1 a 1 com o Minas e 2 a 2 com o Jaraguá.

A última vitória dos joseenses foi em 28 de maio, contra o Lajeado. O São José retorna às quadras neste sábado, 9, quando encara o Guarapuava, fora de casa, pela 14ª rodada. Essa sequência negativa tem atrapalhado, de acordo com o técnico, que afirma que o time precisa reencontrar o caminho da vitória.

– Isso (a série de jogos sem vencer) pesa demais. Estamos acostumados a disputar essa competição, que é de um grau elevado. No começo do campeonato mostramos uma evolução, mas agora houve uma queda de rendimento que prejudicou. Agora é retomar o crescimento e buscar a vitória o mais rápido possível – avaliou.

08.07_lucas_sãojosé_1

Brenno Domingues/ Quarttus Marketing/ Gabriel Dantas/ Ronaldo Oliveira

O desempenho em casa, no ginásio do Tênis Clube, também não é favorável. São quatro derrotas, três vitórias e um empate. Chioro pede para que o time tenha uma performance melhor em seu domínio, já que vai ter dois jogos em sequência (contra Marreco e Concórdia).

– Temos que fazer valer, aproveitar o fator casa, infelizmente isso não vem se concretizando. Depois do jogo contra o Guarapuava temos dois compromissos em casa. São seis pontos que podem fazer a gente crescer na tabela – falou.

O treinador também comentou a respeito do lado emocional. Para ele, o time precisa trabalhar e acreditar no potencial que possui.

– O processo de amadurecimento vai acontecer naturalmente. Os jogadores precisam ter isso em mente. O lado emocional não pode afetar. Temos que trabalhar firme e forte e acreditar. Nós temos que pensar grande. Fiquei impressionado com o projeto que temos aqui. Temos potencial para fazer uma boa campanha nas duas competições – finalizou.

Notícia: Globoesporte.com/ Gabriel Dantas