Um ano perfeito. É assim que podemos definir a temporada do Magnus Futsal, a equipe jovem mais vitoriosa da história do futsal mundial. Campeã invicta da Liga Nacional de Futsal e do Campeonato Paulista, recorde de audiência em uma web série esportiva do YouTube Originals com o #VaiPraCimaFred somando mais de 29 milhões de visualizações e a reinvenção no planejamento de treinos online para não perder o engajamento com o torcedor durante o isolamento social, além de manter a condição física e a saúde de seus atletas.

Guilherme Mansueto

Fellipe Drommond, presidente do Magnus

Mas poderia ter sido diferente: “Eu me lembro quando anunciamos que o Fred faria a pré-temporada com a nossa equipe para gravar uma série, as pessoas me questionavam e diziam que isso iria atrapalhar a preparação do nosso time para o restante da temporada. Ouvi muito que o Magnus era um time só de marketing, não iria ganhar nada”, conta Fellipe Drommond, presidente do Magnus Futsal e CEO da TFW Marketing Esportivo. Este pensamento, por vezes, é comum entre a maioria das entidades esportivas e na mente dos profissionais que trabalham com o alto rendimento, mas o planejamento e a preparação dos envolvidos com o Magnus Futsal demonstram que é possível ativações de marketing e comunicação caminharem lado a lado com a performance em quadra.

A preparação do time para receber um dos maiores influenciadores digitais do Brasil iniciou-se em julho de 2019, quando todos os membros da comissão técnica foram convocados para participar do planejamento dos eventos da pré-temporada e, principalmente, definir a preparação e acompanhamento físico do Fred para que ele chegasse em plena forma, de modo que conseguisse acompanhar a rotina intensa de treinos. “Foi um sucesso, o youtuber se tornou atleta e os atletas tornaram-se youtubers, tudo isso em um processo natural que faz da equipe hoje um fenômeno nas mídias sociais, a ponto de possuir mais seguidores do que clubes da série A do campeonato brasileiro de futebol, por exemplo”, revela Drommond.

Após a explosão da série veio a pandemia e o Magnus soube como poucos aproveitar a tecnologia para não perder o foco da temporada. “Quando recebemos a notícia do isolamento social, nós precisávamos criar alternativas para manter o grupo reunido, sem dissipar cada um para o seu lado e perder a essência de uma equipe. Além disso, não poderíamos perder o contato com o público que estava conhecendo o futsal por causa da parceria com o Desimpedidos. Então, a nossa comissão técnica desenvolveu atividades físicas e exercícios adaptados para que os treinos pudessem ser realizados dentro de casa, em pequenos espaços e através de plataforma de vídeo com a abertura ao público. Engajamos demais com o torcedor, foram mais de 100 atividades entre treinos e palestras, nenhuma ausência, mas principalmente na reapresentação todos os atletas estavam rigorosamente dentro do seu peso ideal”, explica Drommond.

O resultado deste grande trabalho não poderia ser diferente, com números cada vez mais positivos, tornando a equipe a primeira na história do futsal brasileiro a encerrar uma temporada conquistando todos os títulos disputados sem perder sequer uma partida, além de ter o primeiro conteúdo de teledramaturgia do futsal mundial e o reconhecimento de que gestão, planejamento e inovação proporcionam resultados grandes resultados esportivos. “Hoje o Magnus Futsal é, sem dúvida, um exemplo a ser seguido dentro e fora de quadra. Os resultados comprovam isso e nos motivam a ir cada vez mais longe”, finaliza o presidente do time Fellipe Drommond.