Pelas mãos dele já passaram craques do futebol como Mané Garrincha, Vavá e Cláudio Adão. O passado de quase três décadas nos gramados foi apenas parte da história de um dos mais antigos profissionais dedicados ao esporte no Paraná.

Desde os anos 70, Benedito Alves de Lima, o Mangaba, é o reflexo da dedicação, paixão e fidelidade de alguém a sua profissão. Aos 78 anos, ele é um patrimônio de Cascavel.

Dentro das quadras, Mangaba é tido como uma das figuras mais folclóricas do futsal. Desde 1998, o Ginásio da Neva se transformou na segunda casa deste simpático massagista. “Minha mulher até briga, fala que eu vivo mais para o time do que pra ela”, brinca.

Com uma personalidade forte, e um jeito que mistura o aspecto turrão com um coração enorme, Mangaba é a memória viva de décadas de conquistas e vitórias. Todos os títulos paranaenses conquistados pela Serpente Tricolor (6 na Série Ouro e 1 na Chave Prata) tiveram a presença dele. “Estou aqui desde o começo do Cascavel “, relembra.

Pai de três filhos, com 11 netos e 4 bisnetos, Mangaba tem orgulho da família que também criou dentro do futsal. Só com o auxiliar-técnico Gilmar Dias Costa já são 18 anos de parceria e convivência. “Todo mundo conhece ele. Onde a gente vai o pessoal pergunta do Mangaba, ele é muito gente boa, querido por todos”, disse.

O apelido famoso surgiu quando ainda era garoto. O então pequeno Benedito foi picado por uma espécie de abelha chamada mangava. “Acabou pegando e nunca mais quase ninguém me chamou pelo meu nome”, brincou. Hoje, Mangaba é um dos principais rostos do Cascavel. É aqui que ele dedica o tempo e divide boa parte da vida. O massagista e atendente está presente em todos os treinos e nos jogos em casa, ajudando na recuperação e no tratamento físico dos jogadores e auxiliando a comissão técnica.

Se depender da disposição e do amor do Mangaba pelo Cascavel Futsal essa relação vai continuar assim ainda por muitos anos. “Não penso em me aposentar, quero continuar aqui no time que amo”, garantiu o massagista mais querido do futsal brasileiro.