O comentarista esportivo do canal SporTV, Marcelo Rodrigues, esteve presente na noite de ontem (19) no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) para ministrar uma palestra sobre marketing esportivo e mídia no futsal.

Divulgação Copagril

Marcelo Rodrigues, comentarista do SporTV, falou sobre marketing esportivo. Foto: Divulgação Copagril

Diretores, comissão técnica e atletas da equipe Copagril/Sempre Vida/Sicredi/Marechal Cândido Rondon, árbitros, convidados, empresários e estudantes lotaram o auditório da Acimacar para prestigiar a palestra de Marcelo intitulada: Futsal, Marketing e Mídia: Evoluções do Esporte.

Marcelo Rodrigues iniciou a palestra falando sobre suas experiências e formações: o comentarista é formado em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Desportivo, Fisiologia, Musculação e especializado em Futebol; é formado em Psicologia e comentarista esportivo do SPORTV/TV Globo há mais de 20 anos. Sua experiência profissional é vasta: ele foi jogador de futsal dos 4 aos 28 anos; preparador físico do Fluminense FC de 1988 a 1995; coordenador do Núcleo de Futebol Japonês de Formação de Base de 1995 a 1998, treinador da TDK Football (Japão), onde foi campeão com a equipe, foi gerente de esportes e lazer do Sesc/RJ e atualmente, além de comentarista, Marcelo é professor de Educação Física no município do Rio de Janeiro, elaborador de projetos esportivos incentivados para vários clubes do país, prefeituras e ainda é produtor musical.

Conteúdo

Na palestra, Marcelo Rodrigues abordou diversos temas relacionados ao futsal, dentre eles dicas visando favorecer as marcas dos patrocinadores, da equipe ou dos jogadores em mídias sociais, transmissões televisivas e outras mídias, repassou informações para tornar os jogos ainda mais atrativos e conquistar ainda mais público para prestigiar os jogos no ginásio; comentou sobre a importância da elaboração de bons conteúdos que gerem mídias espontâneas, que são divulgações de conteúdos da marca em meios de comunicação sem a necessidade de pagar para as marcas serem expostas; pontuou sobre a importância de uma boa relação entre patrocinadores, gestão e o grupo que disputa os jogos e comentou sobre boas gestões esportivas, usando como exemplo os trabalhos do time espanhol Barcelona.

Ao fim da palestra, Marcelo respondeu perguntas do público e tirou fotos com a equipe rondonense e com pessoas presentes no evento.