No dia 28 de maio de 2014, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) entrou em quadra pela Série Ouro contra a Assaf, de Santa Cruz do Sul. Embora o placar final de 2×2, dentro de casa, não tenha sido do agrado da torcida, a partida ficou marcada pela estreia do técnico Marquinhos Xavier no comando do time laranja.

O treinador assumiu o lugar de Paulo Mussalem, que fez mais de 500 jogos no comando da equipe. Na época, Marquinhos desligou-se do Copagril, de Marechal Cândido Rondon-PR, clube que dirigiu por mais de cinco temporadas.

 Para o profissional, a chegada em Carlos Barbosa foi um divisor de águas na sua carreira. “Acho que vir para cá foi um desafio importante. Procurei uma equipe que pudesse dar para a minha carreira uma chancela. E não tem muitas equipes para fazer isso. Talvez a ACBF seja uma das mais tradicionais. Com todo o respeito a outras equipes que surgem e desaparecem, mas a ACBF tem quase 40 anos de existência. Às vezes me pego pensando: ‘poxa, estou no comando de uma grande equipe, uma bicampeã mundial’. Embora o título não seja meu, mas tenho a responsabilidade de manter essa imagem e eu me sinto capaz de manter essa imagem”, afirmou.

 Em 365 dias à frente da equipe laranja, o técnico já conquistou dois títulos: a Copa Cataratas, em fevereiro, e o Torneio de Gramado, em março. No entanto, isso não quer dizer que o início de sua passagem por Carlos Barbosa tenha sido fácil.

 No ano passado, Marquinhos Xavier conduziu o time até as quartas de final da Liga Futsal. No Gauchão, o momento de maior frustração com a eliminação precoce, também nas quartas de final. “Viver tudo aquilo foi importante. Particularmente, sempre vivi situações de conflito muito grande. Nós como treinadores, nos especializamos em gerenciamento de crise, pois temos que estar toda a hora cuidando o que acontece”, comentou o técnico.

 Após o fim da temporada de 2014, a ACBF passou por uma reformulação no grupo de jogadores e na comissão técnica e coube ao treinador conduzir o processo de transição. Logo depois, o trabalho começou a dar resultados, vencendo os dois torneios preparatórios que disputou. Na Liga Nacional de Futsal, o time está se mantendo nas primeiras colocações e no Estadual está na liderança. “Nós conseguimos na montagem da equipe, pinçar alguns atletas com um perfil competitivo. Sempre era meu objetivo. Ganhar ou perder faz parte do jogo, mas ser competitivo não são todos que conseguem. O mais difícil ainda é repetir o esforço várias vezes”, analisou Marquinhos.

 Em um ano de ACBF, Marquinhos Xavier comandou o time em 66 partidas e tem aproveitamento de 65%. São 39 vitórias, 11 empates e 16 derrotas até o momento. Em 2015, a média é bem melhor. Em 36 jogos na temporada, foram 26 vitórias, três empates e sete derrotas com aproveitamento de 75%.

Com informações e foto: Ulisses Castro