A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) comunica oficialmente a saída do técnico Marquinhos Xavier. Em comum acordo entre o profissional e a diretoria laranja foi decidido o fim de uma parceria de mais de cinco anos.

Marquinhos Xavier chegou à ACBF em maio de 2014, quando atuava na Copagril. Na época desembarcou em Carlos Barbosa para substituir o técnico Paulo Mussalem. No entanto, foi em 2015 que Xavier começou a alçar voos mais altos, conquistando os quatro títulos que disputou na temporada, inclusive a Liga Nacional e o Estadual.

Ulisses Castro

Marquinhos Xavier comandou a ACBF em 380 jogos. Foto: Ulisses Castro

“Foi uma passagem muito marcante. Quando em cheguei em 2014, jamais imaginaria que ficaria seis temporadas numa equipe como Carlos Barbosa. São seis temporadas de muitas vitórias e muitos fracassos, que são naturais do esporte”, comentou o técnico.

Desde então foi uma coleção de decisões e títulos. Em cinco temporadas e meia, Marquinhos comandou a ACBF em 28 campeonatos, chegou em 20 finais e conquistou 12 títulos, entre eles três Libertadores da América.

Quebrou recordes, sendo o treinador que mais tempo ficou no cargo em Carlos Barbosa. É o terceiro treinador com mais jogos na ACBF, ficando atrás somente de nomes históricos como Jarico e Mussalem. Marquinhos Xavier conduziu a ACBF em 380 jogos, teve 247 vitórias, 65 empates e 67 derrotas.

“Só tenho a agradecer pelas oportunidades e desafios que tive aqui. Carlos Barbosa é um lugar que todo profissional deve almejar trabalhar. Tenho convicção que soma muito no crescimento das pessoas. Permaneço na cidade e estarei sempre torcendo para que o Clube se mantenha vitorioso”, disse Marquinhos.

O treinador também deixou uma mensagem de agradecimento. “Agradeço a todos que torceram por mim. Agradeço aos amigos que tenho na cidade, à comissão técnica agradecimento muito especial pela seriedade que encararam tudo, pelo profissionalismo e por entenderem a minha linha de trabalho. Todos eles foram fundamentais. Agradeço à diretoria, imprensa e também um agradecimento muito grande a nossos torcedores que não são só de Carlos Barbosa. Temos torcedores em todo o Brasil e no mundo. Todos merecem a minha gratidão e meu respeito”, completou.

ACBF e Marquinhos seguem parceria 

Apesar de Marquinhos Xavier não ser mais o treinador da ACBF, clube e técnico seguirão em parceria. Em 2020, haverá a Pós-Graduação em Ensino e Treinamento do Futsal, que será realizada em Carlos Barbosa, o qual o técnico será o coordenador pedagógico. Além disso, outros projetos na área pedagógica sobre o futsal estão sendo alinhados para o futuro.