Getty Images

Médicos da Seleção Brasileira de Futsal detalham rotina sanitária da delegação na Copa do Mundo FIFA. Foto: Getty Images

A Seleção Brasileira está na Lituânia em busca do hexacampeonato da Copa do Mundo FIFA de Futsal. Enquanto os craques do Brasil vão dando show dentro de quadra, fora dela eles seguem um rígido protocolo sanitário. São testes periódicos de Codiv-19 para toda a delegação.

Médico da Seleção de Futsal, André Perdrinelli explia que os padrões adotados estão de acordo com as regras do governo local e das entidades internacionais que regem o futsal. Ele conta ainda que tais normas são uma continuidade do que já vinha sendo feito no Brasil pela CBF.

“O protocolo que a gente vem seguindo aqui na Lituânia segue as normas do governo lituano, da FIFA e da UEFA. Na verdade, ele é uma continuação do protocolo que nós começamos na nossa fase de preparação no Rio de Janeiro, utilizando o protocolo já estabelecido pela CBF, no qual contamos com a organização do Dr. Pagura e da Dra. Andreia. Então praticamente não houve uma grande mudança de procedimento para a nossa delegação, porque foi uma continuidade desses padrões internacionais de testagem”, disse o Dr. André Perdrinelli.

Algo inegável para todos que já fizeram o exame tipo SWAB, aquele no qual a coleta das secreções é feita geralmente por meio de um cotonete longo e estéril no nariz, é o desconforto no local. O também médico da Seleção de Futsal, Dr. Reinaldo Martins reitera a importância da coleta rotineira.

Tem atletas que têm aquele desconforto. Mas é questão de sensibilidade. Tem atletas que têm um desconforto um pouco maior que os outros. Aí vêm sempre com aquele jeitinho: “Dr., não dá pra fazer só um, não dá pra fazer só dois?”. Mas o exame é de extrema importância no momento que estamos vivendo – concluiu Reinaldo Martins.

Brasil e Japão entram em quadra na próxima quinta-feira (23), às 14h (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Mundo, com transmissão ao vivo da Rede Globo e do Sportv. Caso confirme a classificação, os comandados do técnico Marquinhos Xavier terão pela frente o Marrocos.