Arte

Ferrão e Amandinha, os melhores do mundo. Foto: Arte

O rei e a rainha do futsal mundial são brasileiros e colocaram Santa Catarina em destaque. No feminino, Amandinha, do Leoas da Serra, clube de Lages, entrou para a história ao conquistar o sétimo título de melhor jogadora do mundo, feito que nem Messi ou Marta conseguiram no futebol. No masculino, o catarinense Ferrão, natural de Chapecó, foi eleito o melhor do planeta pelo segundo ano seguido.

A dupla venceu com mais de 200 votos de vantagem para os segundos colocados na votação promovida pelo site italiano Futsal Planet. Em entrevista ao ge Santa Catarina, Amandinha e Ferrão falaram do prêmio, da pandemia de coronavírus e dos planos para a carreira.

Amandinha supera craques do futebol

Ninguém conquistou mais vezes o título individual de melhor do mundo do que a cearense Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo. A ala do Leoas da Serra foi eleita pela sétima vez seguida, número superior a Messi (6), Cristiano Ronaldo (5) e Marta (6).

– Estou com o coração cheio de alegria por estar no topo, ao lado de extraterrestres como esses – confidenciou a jogadora.

Em 2020, a temporada do futsal feminino brasileiro foi menor por causa da pandemia. Mesmo assim, Amandinha ajudou a equipe catarinense a conquistar o estadual e a Supercopa de Futsal.

Fom Conradi

Amandinha com a taça da Supercopa. Foto: Fom Conradi

Aos 26 anos, a atleta ainda disputará muitas temporadas em alto nível. E, claro, a cobrança para continuar como a melhor do mundo é gigante.

– Calma, paciência (risos). As pessoas que torcem por mim já mandam mensagem parabenizando, mas dizendo que estão esperando o oitavo – brincou.

A temporada de 2021 começa apenas em março para Amandinha, mas a atleta já iniciou a preparação. O Leoas da Serra se reapresentou na última segunda-feira com reforços e a camisa 10 confirmada.

Volta de lesão e títulos importantes premiam temporada de Ferrão

Título da Champions League pelo Barcelona e a coroação como melhor jogador do mundo. Poderíamos estar falando do craque argentino Lionel Messi, mas a história é sobre o catarinense Carlos Vagner Gularte Filho, o Ferrão.

Arquivo Pessoal

Ferrão atualmente joga no Barcelona. Foto: Arquivo Pessoal

O ala do Barcelona Futsal foi eleito pela segunda vez seguida o melhor jogador do mundo na categoria. Mesmo em uma temporada com menos jogos por causa da Covid-19 e uma grave lesão, Ferrão superou o companheiro de clube, o espanhol Sérgio Martinez na votação do site italiano Futsal Planet.

– Esse ano teve um gosto mais do que especial pela minha volta da lesão e conquistar os objetivos coletivos com o time, a Champions, a Copa do Rei. Ser campeão e ainda eleito o melhor jogador da Champions e do mundo, nem nos meus melhores sonhos eu esperava – revelou ele, que foi decisivo no título da Liga dos Campeões.

– Era um dos meus sonhos, desde criança eu sonhava em vencer uma Champions. Era o único título que faltava com a camisa do Barcelona. Foi uma sensação fora de série – completou Ferrão.

Nessa temporada, o pivô catarinense quer se manter no topo. Ele já disputou 17 partidas pelo Barcelona e marcou nove gols.