Nós sempre dizemos que a cidade de Londrina é um celeiro de grandes atletas do futebol, mas esse olhar também deve se estender para outras modalidades. Fruto da nova geração do salonismo londrinense, um goleiro muito promissor ganhou notoriedade no Paraná em 2019: Felipe Camargo de Mello, ou simplesmente Mello, atleta do Foz Cataratas , atual bicampeão paranaense. No ano passado, participou diretamente desta conquista da equipe da fronteira: foi o responsável por defender duas cobranças de pênaltis na semifinal, contra o tradicional Umuarama, no Ginásio Costa Cavalcanti, casa iguaçuense, colocando a equipe na final do campeonato.

Ao longo desse material, vamos contar um pouco da carreira desse prodígio da cidade que tem brilhado nas quadras do Estado, onde faturou, além do Paranaense Chave Ouro na categoria adulto, o Campeonato Paranaense Sub-20. Na base, o clube da fronteira chegou ao hexacampeonato conquistado. Mello participou de outras três competições no adulto: Taça Brasil, Liga Paraná e Liga Nacional. Na base, foi eleito o melhor goleiro do Estadual, e participou do Mundial de Clubes, realizado em Foz do Iguaçu, e da Taça Brasil, disputada em Belo Horizonte (MG). Neste início de temporada, a equipe da fronteira venceu a Laranjeiras Cup, um torneio amistoso de pré-temporada realizado Laranjeiras do Sul (PR).

Ao longo da conversa, o goleiro comenta temas interessantes e de muita valia: como pintou a oportunidade para defender as cores do Foz Cataratas no ano passado, após uma negativa em uma seletiva para disputar a Chave Bronze; como tem sido a experiência ao lado de experientes companheiros de posição e profissão; as importantes conquistas que teve com a camisa iguaçuense nesse primeiro ano; relembra o histórico 22/11/2019, naquela semifinal contra o Umuarama, onde defendeu dois pênaltis e colocou a equipe na final do certame; como se prepara para as disputas de pênaltis e como se comporta em quadra no exato momento; suas referências na posição; e como tem sido a postura da diretoria da equipe e a rotina de trabalhos nesse momento de pandemia.

Conheça um pouco da história deste jovem promissor londrinense

Revelado pelo Colégio Londrinense em 2011, Mello permaneceu lá até 2013. Do mesmo ano até 2018, representou as cores do Iate Clube de Londrina em campeonatos locais e pelo Paraná. Destaque para 2016 e 2018, quando fez parte da equipe iateana que disputou o Campeonato Paranaense Chave Bronze. Inclusive, em 2018, foi quando ele estreou na categoria adulta, quarta colocada na competição.

Antes de se mudar para Foz do Iguaçu, Mello foi um dos grandes destaques da delegação de Londrina na conquista dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), em Toledo. O goleiro londrinense, repetindo os feitos de 2019, teve grande notoriedade na competição, porque defendeu 3 pênaltis na semifinal, contra Ivaiporã. Mello já tinha tido outras duas experiências nesse mesmo torneio: em 2016, atuou por São Jorge do Patrocínio, e 2017, por Pitanga.

Em 2019, com o término da equipe Adulta e Sub-20 de futsal em Londrina, Mello participou de uma seletiva, em Londrina, de uma equipe que disputou o Campeonato Paranaense Chave Bronze por Mauá da Serra. O atleta, estranhamente, não foi aprovado no teste, e afirmou para os pais que abandonaria o futsal para estudar e trabalhar. Na semana seguinte, recebeu o convite para integrar o elenco iguaçuense, onde renovou o seu vínculo para essa temporada de 2020. Recém completado 20 anos, o goleiro ainda tem mais esse ano para disputar a categoria Sub-20, mas a realização das competições depende de um posicionamento oficial das entidades, em âmbito estadual e nacional.

Foto Reprodução

Mello foi destaque na temporada passada pelo Foz Cataratas. Foto: Foto Reprodução