O Minas Tênis Clube é uma agremiação desportiva e social com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 15 de novembro de 1935, em um terreno na rua da Bahia, que mais parecia um brejo, começou a nascer um clube que se transformaria no maior do Estado e em um dos mais importantes do País. Na planta original de Belo Horizonte, a área seria destinada à construção do Jardim Zoológico.

O Minas Tênis faz parte da história de Belo Horizonte e da vida de muitos mineiros. Unir esporte, cultura, educação e lazer era a meta principal dos idealizadores do Minas Tênis. E o sonho foi se concretizando ao longo do tempo. Em 80 anos, o Clube colecionou inúmeras conquistas. E conquistas sempre trazem boas histórias para contar e bons encontros.

O clube possui destaque nacional e internacional em diversas modalidades de esportes olímpicos. Seu patrimônio é formado por duas unidades urbanas (Minas I e Minas II), uma unidade campestre (Minas Country), e ainda, o Minas Tênis Náutico Clube. Somadas essas áreas, as quatro unidades totalizam cerca de 471 mil metros quadrados. Além disso, o Minas conta com um ginásio próprio para esportes indoor, a Arena Vivo.

minas_3_b

Minas I

História com o futsal

Brasileiros e uruguaios disputam o título de inventores do futsal. Segundo os uruguaios, eles criaram o futsal em 1930, depois da Copa do Mundo e depois ele foi trazido ao Brasil por professores de Educação Física que frequentavam a ACM. Já a versão brasileira diz que o esporte praticado na sede uruguaia da ACM não era organizado e que o esporte é genuinamente brasileiro, criado em São Paulo nos anos 1940.

Habib Mahfuz é considerado o pai do Futsal no Brasil. Junto com Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, organizou, em 1956, o primeiro livro de regras do Futebol de Salão que circulou no mundo. Ao longo dos anos ocorrerão diversas mudanças nas regras, como por exemplo o tiro lateral, que antes era cobrado com a mão, e os gols, que eram permitidos somente de fora da área.

Em 1968 foi realizada a primeira Taça Brasil de Futebol de Salão. O campeonato existe até os dias atuais.

Visando uma organização maior do esporte, foi criada em 1971, a Federação Internacional de Futebol de Salão. A partir de 1989 a FIFA assumiu a gestão do esporte, que passou a ser chamado como Futsal. Já a Confederação Brasileira de Futebol de Salão foi criada em 1979.

Com a FIFA no comando, passou a ser organizado, a partir de 1992, a Copa do Mundo de Futsal. Ela ocorre a cada quatro anos e coincide com a realização dos Jogos Olímpicos. Das sete edições realizadas pela FIFA, o Brasil ganhou cinco e a Espanha, duas.

Os campeonatos de Futsal mais importantes do Brasil são a Liga Nacional de Futsal (LNF) e a Taça Brasil. A Taça Brasil começou a ser disputada em 1968 e a Liga Futsal em 1996. Ambas, organizadas pela CBFS. Desde o ano passado, a Liga Futsal se tornou independente, não pertencendo mais a CBFS, e passou a ser chamada de LNF (Liga Nacional de Futsal). Este é o primeiro ano dessa nova fase da competição.

O Minas Tênis Clube foi um dos fundadores da Federação Mineira de Futebol de Salão em 1954. Em 1956, o Futsal começou a ser praticado dentro do clube, a partir da formação das primeiras equipes. O esporte foi praticado de forma competitiva pelo Minas até 1964. Após uma pausa, ele voltou a ser praticado em 1987.

Um das primeiras equipes do Minas Tênis Clube. Em pé, da esquerda para a direita: Cacau, Blair, Hugo e Cacique (técnico). Agachados: Lucinho, Márcio, Mauro e Fajardo.

O primeiro técnico de Futebol de Salão do Minas foi Antonio Carlos Campos do Amaral, mais conhecido com Cacique. O Minas ficou em terceiro lugar no primeiro Campeonato Mineiro de Futebol de Salão, organizado pela FMFS (Federação Mineira de Futebol de Salão).

Equipe 1957 Banners 5,6,7,8 Item 5

Equipe de Futebol de Salão do Minas Tênis Clube, que disputou o Campeonato Mineiro de 1957. Em pé, da esquerda para a direita: Josfrances, André, Malleta, Ben-Hur, Sérgio, Cacique (técnico). Agachados: Lucinho, Wilson, Otto, Cacau, Botinha.

No período entre 1964 e 1986, em que o Minas ficou de fora de competições esportivas da modalidade, o Futsal não deixou de ser praticado entre os associados do clube. Na década de 80, como lazer, foi criado o Torneio dos Caneleiros para os adultos, e Canelinhas para as crianças.

Em 1984, foi criado o Curso de Futsal e professor era Elói José de Assis. Em 1998, o clube criou um time de futsal feminino que atuou somente naquela temporada. Devido a dificuldades para encontrar patrocinadores, o time deixou de existir.

O Futebol de Salão do Minas foi campeão mirim no campeonato organizado pela FECEMG (Federação de Clubes de Minas Gerais), em 1984, 1985 e 1986. Com esses títulos e muito esforço dos pais, o clube voltou a fazer parte da FMFS e retornou as competições oficiais em 1987.

Pré Mirim campeão em 1987 Banners 5,6,7,8 Item 8

Equipe Pré-mirim campeã do torneio da Fecemg.

O Minas conquistou a Taça Brasil de Clubes em 2002. O campeonato foi realizado no Rio Grande do Sul e na comemoração do título em Belo Horizonte, teve desfile em carro aberto e festa na sede social do clube. No mesmo ano, a equipe ficou com o vice campeonato na Liga Futsal. A Liga Futsal é disputada desde 1996 e o Minas Tênis Clube é a única equipe que participou de todas as edições. Em 2012, o time do Minas conquistou novamente a Taça Brasil em Joinville.

Taça Brasil 2002 Banners 5,6,7,8 Item 11

Desfile em carro aberto e comemoração na Sede Social em 2002.

Na atual temporada o Minas saiu ainda na primeira fase da LNF mas nem por isso deixará de comemorar seu aniversário. Hoje, para comemorar a data oficial do aniversário do Clube e promover encontro entre os belo-horizontinos, o MTC vai realizar uma ação de solidariedade. Todos os sócios, voluntários e atletas estão convidados a dar um abraço simbólico, no Minas I, primeira Unidade do Clube.

Todos estão convidados a se encontrar no Minas e promover o belo abraço em volta do Clube. Camisas alusivas ao evento e ao Time MTC estão sendo vendidas nas Centrais de Atendimento, no valor de R$ 20. Toda a renda será destinada ao Programa Voluntariado do Minas, que está colaborando nas obras do Lar de Idosos Clotilde Martins.

O abraço simbólico, com todos de mãos dadas, irá contornar as ruas da Bahia, Antônio Aleixo, Espírito Santo e Antônio de Albuquerque. A concentração terá início às 8h, na Arena Minas Tênis Clube, e o dia será repleto de atividades e entretenimento.

PARABÉNS MINAS TÊNIS CLUBE!!! 80 ANOS DE TRADIÇÃO NO ESPORTE!!!

Equipe 1996 São Geraldo - Minas (Ginásio) Equipe 1997 São Geraldo - Minas Equipe 1998 São Geraldo - Minas Equipe 1999 Number One - Minas Equipe 2000 Equipe 2001 Pax de Minas - Minas Equipe 2002 WayTv - Minas Equipe 2003 Equipe 2004 - V&M-Minas Equipe 2005 - V&M - Minas Equipe 2006 V&M-Minas Equipe 2007 V&M Minas (Foto Andre Shirm) Equipe 2008 V&M Minas (Foto Andre Shirm) Equipe 2009 V&M-Minas Equipe 2010 V&M-Minas (Foto Orlando Bento) Equipe 2011 V&M-Minas     Equipe adulta em 1987 Banners 5,6,7,8 Item 8    futsal-minas-Banners 5,6,7,8 Item 14     Diretoria Banners 5,6,7,8 Item 14_b     Equipe 2013 Cia do Terno-Minas (Foto Orlando Bento)_b

Notícia: Assessoria e Comunicação LNF
Apoio: Assessoria Minas Tênis Clube
Imagens: Arquivo/ Minas Tênis Clube