Sob o comando do técnico Peri Fuentes, o Minas irá disputar, em 2019, a Liga Nacional de Futsal (LNF), a Copa do Brasil e o Campeonato Estadual. Neste ano, a equipe minastenista passou por uma reformulação e será formada por jovens atletas. Alguns jogadores com passagem pelo Clube. O ala Renatinho, de 27 anos, é um deles.

Orlando Bento

Renatinho é o novo reforço do Minas. Foto: Orlando Bento

Natural de Belo Horizonte, ele chegou ao Minas em 2006. Começava ali a experiência como atleta das categorias de base do Clube. Em 2011, quando estava no último ano de juvenil, foi para o Olympico Club, da capital mineira. Depois, em 2012, defendeu o Peixe/Mazza Futsal, de Brasília (DF). Um ano depois, já como adulto, teve a segunda passagem pelo Minas. Na sequência, passou, mais uma vez, pelo Olympico Club, nos anos de 2014 e 2015, mesmo período em que defendeu o Canindé Futsal, de Sergipe. Em 2016, foi atleta do Joaçaba (SC). Nos dois anos seguintes, Renatinho vestiu a camisa do Futsal São Lourenço, também de Santa Catarina.

“Sabemos dos desafios que temos nesta temporada, mas acredito muito na equipe. Tenho visto, nessas semanas de treino, uma equipe muito qualificada, bastante competitiva. Então, tenho certeza que nesta temporada de 2019 nós vamos colher muitos frutos, porque a gente está plantando no dia a dia. A gente vê muita dedicação todos os dias, isso faz a diferença durante o ano”, disse Renatinho.

O novo ala da equipe comandada por Peri Fuentes chega para ajudar, principalmente os atletas mais jovens. “Por onde passei, onde eu chego, o intuito é sempre somar. Estou sempre pronto para ajudar, porque eu sempre penso muito no coletivo, sempre ajudando coletivamente. Acredito que estou voltando para o Minas com uma bagagem maior. Hoje, se formos analisar a equipe, sou um dos mais velhos, um dos mais experientes. Volto com bagagem, porque tive a oportunidade de jogar grandes campeonatos, contra equipes de Liga Nacional. Isso nos dá experiência para contribuir e dividir, compartilhar muitas coisas com os demais atletas. Então, posso dizer que estou aqui para somar, para ajudar a equipe em 2019”.

Para ele, o fato de Peri Fuentes ter comandado boa parte dos jogadores na equipe Sub-20 será importante para o trabalho da temporada. “Isso vai contribuir bastante, porque ele já conhece boa parte do time. A equipe também já conhece o treinador, a forma como o Peri trabalha. Somando isso, tenho certeza que será muito vantajoso. É bom quando o técnico conhece os atletas, quando os atletas conhecem o técnico. Isso facilita, porque, para a gente que vai chegando agora, trabalhando com os meninos, eles já vão passando a forma que o Peri trabalha. Fica mais fácil quando tem uma base. O fato Peri ter trabalhado com o Sub-20 vai contribuir, já tem contribuído muito para a equipe”.