Orlando Bento

Equipe minastenista vai disputar primeira partida oficial da temporada. Foto: Orlando Bento

Depois de quatro meses de preparação por meio dos treinos on-line, e retomada das atividades presenciais somente no fim de agosto, a equipe de futsal do Minas vai retornar às competições oficiais. O time minastenista estreia na Liga Nacional de Futsal 2020 (LNF) nesta sexta-feira (4/9), diante do Brasília, às 18h, no ginásio Sesc Ceilândia, em Brasília (DF). A partida terá transmissão ao vivo pela LNF TV, canal online por assinatura.

Devido à pandemia de Covid-19 e o calendário mais curto, a primeira fase da LNF conta com os 21 times distribuídos em três grupos, definidos por região, com o objetivo de evitar grandes deslocamentos das equipes. Os times jogam entre si em turno e returno dentro do próprio grupo, e as cinco melhores equipes de cada grupo e o melhor sexto colocado avançam para os playoffs.

O Minas está no Grupo A ao lado de Magnus, São José, Corinthians, Praia Clube, Brasília e Intelli Tempersul. Enquanto a equipe comandada pelo técnico Peri Fuentes busca seus primeiros pontos no campeonato, o time de Brasília já realizou dois jogos e soma um ponto.

Para o técnico Peri Fuentes, será fundamental ter o time completo e preparado para retomar os jogos. “Não sabemos como será a retomada, devido à falta de ritmo de treino e de jogo, de ter tido pouco período de treinamentos com bola. Sendo assim, esperamos acelerar esse processo de adaptação, pois o calendário será curto e teremos uma sequência com pouco intervalo entre os jogos. O grupo, como um todo, será fundamental para termos o máximo de jogadores à disposição. As expectativas no início do ano eram as melhores possíveis, em função da sequência do trabalho e da continuidade com a base do grupo de 2019. Agora, as equipes que conseguirem se adaptar o mais rápido possível a todas as dificuldades e situações que a pandemia nos trouxe, terão grandes chances de obter êxito. Nossa expectativa é de que a nossa equipe consiga responder e buscar os objetivos”, afirmou.

O treinador também comentou sobre os novos protocolos de biossegurança. “Os protocolos estão sendo bem rigorosos e com os cuidados para proteger o principal: a vida. Todos nós já estamos nos adaptando no dia a dia de treinos com as normas de segurança e higiene. Os jogos terão protocolos com cuidados antecipados. As situações dos jogos ainda serão inéditas, pois nunca jogamos com ginásio fechado e sem público, é algo a se adaptar, até mesmo pela ausência de barulho, que não é comum. Porém, precisamos nos adaptar rápido, pois isso não mudará tão cedo”, finalizou Peri.

A delegação minastenista segue para Brasília com os jogadores Anderson, Gustavo, Leozinho, Ferro, Renato, Luis, Lion, Vítor, Libânio, Françoar, Lucas, Ribeiro, João e Henrique. A comissão técnica terá Peri Fuentes, o preparador físico Rodrigo Santiago, o fisioterapeuta Felipe Pereira e o assistente técnico Daniel Lobato.

Orlando Bento

Peri Fuentes e atletas, em março, antes da suspensão das atividades por causa da pandemia. Foto: Orlando Bento