Uma decisão acirrada. Do início ao fim. A equipe Supermercados BH/Minas entrou em quadra, na manhã deste domingo, na Arena Minas Tênis Clube, sabendo que só a vitória daria o título à equipe da capital. Desta forma, o time do técnico Paulo Cesar Cardoso entrou no jogo com mais vontade, mas não contava que, do outro lado, encontraria uma equipe aguerrida e forte na marcação. O duelo foi muito equilibrado e o 0 a 0 persistiu até o último minuto, quando o ala Caio, após boa troca de bola, fez o gol salvador, que garantiu ao Supermercados BH/Minas o título do Campeonato Mineiro 2017. Além do gol do título, Caio se tornou o artilheiro do torneio, com oito gols.

Para conquistar o título, o Minas venceu os três jogos neste quadrangular final.. Na estreia, na última sexta-feira, a equipe goleou o Boa Esporte, por 4 a 2, com gols de William e Ciço, que marcaram duas vezes cada um. Nesse sábado, já na Arena MTC, o Supermercados BH/Minas derrotou o Nacional Atlético Clube, de Muriaé (MG), por 5 a 1. Os gols da partida foram marcados por Willian (2), Caio, Zequinha e João Pedro, pelo Minas. Raique descontou para o Nacional. Neste domingo, Minas e Praia, que estavam com duas vitórias cada, fizeram um belo jogo. E, aos 19 minutos do segundo tempo, Caio decidiu a partida.

Agora, a equipe minastenista entra de férias e retorna aos treinamentos na segunda semana de janeiro de 2018, quando começa a preparação para a próxima temporada.

Ignácio Costa

Minas é campeão estadual. Foto: Ignácio Costa

A decisão

No primeiro tempo, nada de gols. Os dois times se trancaram na defesa e, nos contra-ataques, buscaram o caminho para gol. O goleiro Luiz Gustavo, da equipe do Triângulo Mineiro, teve muito trabalho para defender a sua meta. Os minastenistas estiveram melhores no ataque, mas não conseguiram tirar o zero do placar na primeira etapa da decisão. O goleiro Bianchini também foi um dos destaques do primeiro tempo, com boas defesas, que garantiram a igualdade no placar.

O segundo tempo começou da mesma forma. Os dois times se revezaram no ataque, mas o 0 a 0 persistia. A equipe minastenista chegou a acertar uma bola no travessão, com um chute forte de Willian. Aos 16 minutos do segundo tempo, o técnico Paulo Cesar Cardoso tomou a decisão que mudou a história do jogo. Willian entrou como goleiro linha no lugar de Bianchini. O time ganhou mais força no ataque. O adversário passou a marcar mais forte e cometeu algumas faltas. Mas nada de a bola balançar a rede. Quando o cronômetro marcava 19 minutos, o fixo Ciço iniciou uma jogada pelo meio. Os jogadores trocaram passe, quando Caio, na entrada da área chutou forte, no canto superior do goleiro Luiz Gustavo. Após o gol, o time minastenista se trancou na defesa até o soar do apito final.

Ignácio Costa

Minas é campeão estadual. Foto: Ignácio Costa

Fala, artilheiro

“Hoje, foi um jogo muito difícil. O Praia tem uma grande equipe e soube segurar o placar. No fim, com uma jogada que a gente treina muito, conseguimos fazer o gol. Os méritos são de toda a equipe, que trocou os passes muito bem e me entregou a bola na hora certa. Fico feliz pelo gol e pela artilharia. Todos os jogadores entram em quadra para buscar o título e para conseguir algo a mais e eu consegui essa artilharia, que me deixa ainda mais feliz”, comentou o artilheiro Caio, com oito gols no Mineiro.

Supermercados BH/Minas: Bianchini, Ciço, William, Tom e Gessé. Entraram: João Pedro, Zequinha, Bruninho, Caio, Augusto e Pequeno. Técnico: Paulo César Cardoso.

Praia Clube: Luiz Gustavo, Edinho, Pelé, Macdolall e Jé. Entraram: Amaral, Flavinho, Jorge, Pábrio e Gustavinho. Técnico: Morcego.

Árbitros: Wenderson Júnio e Evandro Luiz.