O futsal do Minas entrou na segunda semana de trabalhos da temporada 2020. Na Unidade I, jogadores e comissão técnica trabalham em ritmo forte, visando a conquista de bons resultados em 2020. O Minas, que manteve a base da última temporada, disputa, em fevereiro, a primeira competição do ano, a Copa Três Coras de Futsal, entre os dias 12 e 16 de fevereiro, na cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul. Além do Minas, participam da competição Pato Futsal, Foz Cataratas Futsal, Criciúma Futsal e Três Coroas Futsal.

Orlando Bento

Minas treina visando os desafios da temporada 2020. Foto: Orlando Bento

Para o preparador físico Rodrigo Santiago, dar sequência ao trabalho desenvolvido na temporada passada é um ponto positivo para o futsal minastenista. “Nós avaliamos os atletas após o período de férias, para saber as condições que eles retornaram. Observamos bons resultados. Isso nos dá uma boa perspectiva, 90% do grupo é remanescente. Já estiveram com a comissão técnica, o que facilita muito o trabalho. Conhecemos os atletas, e os atletas já sabem como a comissão técnica trabalha”, comenta Rodrigo.

Segundo o fisioterapeuta Felipe Pereira, as avaliações de pré-temporada, realizadas logo nos primeiros dias após a apresentação da equipe, permitem que a comissão técnica faça trabalhos individualizados, pensando na característica de cada jogador. “As avaliações de pré-temporada são muito importantes, principalmente para os atletas que são novatos no Clube. É interessante ver como é o alinhamento, a força, o equilíbrio muscular deles. Além disso, podemos ver como os atletas que já eram do Clube voltaram das férias. Com essas avaliações, podemos ver quem está em melhor condição e propor uma carga de treino melhor para eles. Podemos alertar a comissão técnica sobre a condição e particularidades de cada um”, ressalta.

Orlando Bento

Técnico Peri Fuentes comanda a equipe de Belo Horizonte (MG). Foto: Orlando Bento

No segundo ano à frente do time mineiro, Peri Fuentes acredita em uma equipe mais madura na temporada 2020. “Fomos muito competitivos no ano passado. Com a reformulação feita, optamos pela manutenção do trabalho da comissão técnica e da base dos atletas, dando sequência ao trabalho com um ano de experiência em competições nacionais. A aposta é no amadurecimento e na evolução da equipe, coletiva e individualmente”, destaca Peri.

Neste ano, a equipe do Minas contará com os remanescentes Anderson, Françoar e Lucas (goleiros); Vitor, Caio, João Pedro, Luís (fixos); Gustavo, Ferro, Leonardo, Felipe, Henrique e Lion (alas); e Renato (pivô). Chegaram para reforçar o time o ala Libânio, que terá a segunda passagem pelo clube e estava no Blumenau, e o pivô Lucas Eduardo, ex-América Mineiro. Os alas Antônio Guilherme e Gabriel Ribeiro, ambos da categoria Sub-20, foram promovidos ao time principal.