João Duarte

O ala Ribeiro vive bom momento com a camisa do Minas (. Foto: João Duarte

O Minas vai entrar em quadra pela terceira competição nacional nesta temporada. Depois de conquistar o título da Taça Brasil e estrear na Liga Nacional de Futsal (LNF), a equipe tem um novo desafio, agora, pela Copa do Brasil. Nesta sexta-feira (7/5), o jovem time minastenista receberá o São José pelo jogo de ida da primeira fase da competição, às 17h, na Arena Minas Tênis Clube. A partida de volta está prevista para o dia 18, em São José dos Campos (SP).

O ala Gabriel Ribeiro, que anotou os dois gols do Minas na estreia da LNF, na última semana, conta que a experiência da equipe em competições no formato eliminatório pode ser determinante para a conquista de resultados positivos. “Sabemos que, diferente da Liga, é um campeonato de tiro curto, mata-mata. São dois jogos importantes e o nosso objetivo é buscar uma vitória em casa, para chegarmos bem na partida de volta”, destaca o jogador.

Para este primeiro jogo do Minas pela Copa do Brasil, o técnico Peri Fuentes poderá utilizar o ala Lucas Libânio e o pivô Renato, que cumpriram suspensão no último jogo pela LNF. O fixo Vitor e o ala Felipinho, que já haviam retornado ao time após se recuperarem de lesão, estarão novamente à disposição. Com exceção do fixo Gustavo, ainda em recuperação física, os demais atletas são opções para a equipe.

O treinador minastenista ressalta a importância de ter praticamente todo o elenco em condições de jogo e lembra que o São José é um adversário qualificado. “A Copa do Brasil é uma competição completamente diferente das outras e, logo de cara, vamos pegar uma ‘pedreira’. Uma equipe de Liga que manteve a base do elenco, com atletas que jogam junto há muito tempo. Nosso objetivo é fazer valer o mando de quadra, porque esse formato de competição não oferece chances de recuperação, então temos que ser eficientes para aproveitar todas as oportunidades para sairmos com a vitória”, afirma Peri.

Caso avance para a próxima fase, o Minas enfrentará o vencedor do duelo entre Corinthians e Praia Clube. A Copa do Brasil, que é disputada no formato de mata-mata em jogos de ida e volta, reúne 30 equipes de 16 estados nesta edição 5ª edição. A competição dá acesso à Supercopa de Futsal que, consequentemente, garante uma vaga para a continental Copa Libertadores de Futsal.

Copa do Brasil – Primeira fase

7/5 – 17h – Minas x São José – Arena MTC

18/5 – 20h – São José x Minas – São José dos Campos (SP)