A única equipe a disputar todas as edições da Liga Nacional de Futsal (LNF) manterá a tradição de Clube formador em 2021. O time minastenista, que iniciou os trabalhos de pré-temporada na primeira quinzena de janeiro, contará com um elenco recheado de jovens atletas revelados nas categorias de base. Com média de idade de 20 anos, uma das mais jovens da história minastenista a entrar em quadra por uma competição profissional, o primeiro desafio da equipe será na Taça Brasil de Clubes, prevista para ser disputada entre os dias 14 e 20 de fevereiro, em Tubarão (SC). O calendário da temporada ainda deve incluir compromissos pela LNF, além do Campeonato Estadual e do Campeonato Metropolitano.

O comando do futsal do Minas seguirá a cargo do técnico Peri Fuentes que, pelo terceiro ano consecutivo, terá nas mãos um dos elencos mais jovens do futsal brasileiro. O treinador gaúcho, que está no Clube desde 2016 e passou pelo sub-20 antes de assumir o time principal, destaca que a manutenção da equipe é reflexo do bom trabalho realizado nas categorias de base. “Faz parte do próprio DNA do Minas que é um Clube formador e revelador de atletas. É um trabalho de médio e longo prazo, então essa continuidade facilita o desenvolvimento. Nós fizemos uma temporada muito boa, com crescimento em todos os sentidos e manter um grupo que já tem uma cara, uma identidade, é fundamental”, comenta o técnico.

Ao todo, 14 atletas permaneceram no elenco, mantendo a base do time que chegou às oitavas de final da última edição da LNF. Os remanescentes são os alas Gustavo, Leozinho, Lion, Libânio, Luís e Ribeiro, além dos fixos Gabriel Ferro e Vitor. Os pivôs são Lucas e Renatão, enquanto a missão de fechar o gol continua com os atletas Anderson, Françoar, Lucas Bernardo e Arthur Lasmar.

Chegaram para reforçar a equipe os alas Daniel Sodré e Vinicius Schleder, ambos de apenas 18 anos e que se destacaram na Chapecoense Futsal, de Santa Catarina. Foram promovidos ao time principal o ala Vinicius de Moraes e os pivôs Davi Tanque e Arthur Haddad, do sub-20, além do ala João Victor Vaz, do sub-17. Novos reforços poderão ser anunciados nas próximas semanas, já que a Diretoria do Minas segue atenta ao mercado.

Metropolitano

O Minas garantiu o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Metropolitano 2020, após duas vitórias nos três jogos disputados em dezembro, na Arena MTC. A única derrota foi para a equipe da Prefeitura de Itabira, que foi penalizada por utilizar um atleta sem condição de jogo e, com isso, o Minas assumiu a ponta da tabela de classificação, com seis pontos. Caso vença o segundo turno, ainda sem data confirmada para ser disputado, o time minastenista será campeão do torneio automaticamente, sem a necessidade de disputar uma final.

Orlando Bento

Time segue protocolos de bioproteção durante os treinamentos. Foto: Orlando Bento