Orlando Bento

50 candidatos a doação de sangue compareceram na ação do Minas. Foto: Orlando Bento

 

Na manhã desta quinta-feira (14/5), o Salão do Centro de Facilidades (CF6) do Minas I foi transformado em um hemocentro e recebeu 50 pessoas, entre sócios e colaboradores do Clube, para a ação de doação de sangue promovida pela Fundação Hemominas, em parceria com o Minas Tênis Solidário, braço de responsabilidade socioambiental do Minas Tênis Clube. O objetivo era repor os estoques dos bancos de sangue de Minas Gerais, que estão em queda devido ao isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. O salão foi preparado de acordo com as normas de segurança em saúde, e os doadores, que agendaram sua participação por e-mail, foram distribuídos no horário das 8h às 12h, para evitar aglomerações e respeitar as atuais medias de distanciamento social.

Assim como no tradicional processo de doação de sangue realizado nos hemocentros, antes da coleta, todos os candidatos passaram pelo atendimento médico e pela triagem com a equipe da Fundação Hemominas. Dos 50 participantes, 33 são mulheres, 17, homens, e, ao todo, 39 estavam aptos para doar. A quantidade de sangue coletada por pessoa varia de 410mL e 450mL, e a bolsa é fracionada em quatro hemocomponentes: plasma, plaquetas, hemácias e crioprecitado. Cada pessoa pode salvar até quatro vidas. Portanto, com o que foi doado nessa ação, 156 pessoas serão beneficiadas. Acompanharam a coleta a médica Carla Tavares Felipe Vieira, do Departamento de Processos Técnico-científicos e Saúde do Minas, Ana Lúcia Fernandes Miranda, gerente do Hospital Júlia Kubitschek, unidade do Hemominas no Barreiro, e Ana Célia Milagres, do setor de Captação de Doadores, também do Hemominas HJK.

 

Orlando Bento

Ana Lúcia Fernandes Miranda e Ana Célia Milagres, da Fundação Hemominas; Ricardo Santiago, presidente do Minas; e Carla Tavares Felipe Vieira, médica do Clube. Foto: Orlando Bento

 

O presidente do Clube, Ricardo Vieira Santiago, esteve na Unidade I para acompanhar a ação. “Essa é uma parceria dentre muitas outras que nós fizemos neste momento de pandemia, justamente para minimizar os impactos na saúde, não só da própria covid-19. Assim, ampliamos a ajuda para outras doenças, oferecendo o espaço e a estrutura do Minas, onde o associado e a população em geral podem se sentir seguros. Doar é tão importante, que cada pessoa salva até quatro vidas; é exponencial a forma de você fazer o bem. Pra gente, é motivo de muito orgulho incentivar essa campanha. Esperamos, não só com o Hemominas, mas com outros órgãos de saúde, ampliar as parcerias para ajudar as pessoas”.

Ana Célia Milagres, da Fundação Hemominas, destaca a importância de se doar sangue mesmo durante a quarentena. “Agradecemos muito essa parceria com o Minas Tênis Clube e o engajamento dos sócios e colaboradores na ação. Essas doações abastecerão o nosso estoque para atender a sociedade. Tivemos uma adesão muito boa hoje, superamos as expectativas. É muito importante que as pessoas se conscientizem, façam o compromisso, sejam doadoras fidelizadas mesmo durante a quarentena. A Fundação Hemominas redobrou o cuidado para que todos sejam atendidos de acordo com as normas e se sintam seguros nos hemocentros. A mulher, que pode doar até três vezes ao ano, salva 12 pessoas, e o homem, com 4 doações ao ano, salva até 16 pessoas. Isso é muito significativo!”

Orlando Bento

Coleta de sangua de sócios e colaboradres do Clube nesta quinta-feira. Foto: Orlando Bento

O diretor de Natação do Minas, Helio Lipiani, foi um dos doadores. “Sou doador assíduo e fiz questão de participar dessa ação, que acho louvável, frente a situação complicada que estamos passando com a pandemia e o banco de sangue com estoque pequeno. Parabéns ao Minas e ao Hemominas!”. A sócia Paula Cunha Lima Gildicelli, também compareceu e valorizou a estrutura. “Quando recebi o e-mail do Minas sobre a doação, fiquei muito feliz e logo me candidatei. Aqui, tudo é feito com muita organização e preocupação com a limpeza, ainda mais agora. Nesta época de quarentena, a gente não consegue fazer muita coisa, então essa é uma das formas que conseguimos ajudar”, destacou.

Faça como os sócios e colaboradores do Minas: salve vidas! Doe sangue!

Para informações sobre critérios e restrições na doação de sangue, acesse o site da Fundação Hemominas.