O Minas Tênis Clube recebeu a visita do general Décio Brasil, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Ele foi recebido pelo presidente do Conselho Deliberativo do Minas, Sergio Bruno Zech Coelho, pelo presidente do Clube, Ricardo Vieira Santiago, pelo vice-presidente Carlos Henrique Martins Teixeira, pelo diretor de Esportes Carlos Antonio da Rocha Azevedo e pelo secretário estadual de esportes José Francisco Filho, o Pelé. Durante a visita à Unidade I, o general Décio Brasil percorreu todas as instalações e estruturas esportivas do Centro de Treinamento Juscelino Kubitschek, como a Arena MTC, as quadras poliesportivas, os ginásios de judô e de ginásticas artística e de trampolim, a piscina olímpica, além dos Departamentos de Ciências Esportivas, de Medicina e de Preparação Física.

Orlando Bento

Coronel Guedes, presidente Ricardo Santiago, general Décio Brasil, Sergio Bruno Zech Coelho, Carlos Antonio da Rocha Azevedo e José Francisco Filho, o Pelé do Vôlei. Foto: Orlando Bento

O secretário especial também visitou o Centro Cultural Minas Tênis Clube, que integra o Circuito Liberdade,  e conheceu o Centro de Memória e sua Reserva Técnica, o Teatro e a Galeria de Arte, além das instalações para os associados, como a Academia do Minas, que inclui as salas de atividades coletivas, os espaços para as atividades do curso básico de esportes e a sala de acompanhamento escolar. Após a visita pelo Clube, o general Décio Brasil foi presenteado com duas camisas da equipe de vôlei feminino Itambé/Minas, autografadas pelas atletas da equipe.

Impressionado com o que viu no Clube, o general Décio Brasil destacou o Minas como um dos principais centros do Brasil para o desenvolvimento de atletas. “Essa é uma visita muito importante, que abre a mente do gestor do esporte, como é o meu caso, para uma entidade como o Minas Tênis Clube. O Minas está muito além do esporte e é modelo de integração das atividades sociais com a formação e o desenvolvimento do atleta até o alto rendimento. Aqui, nós vemos realmente a cadeia do desenvolvimento do esporte, da base até o alto rendimento. Isso é bem caracterizado aqui no Minas, que é um clube social,  e seus associados são beneficiados pela exposição da marca Minas Tênis Clube pelo esporte”, afirmou.

O presidente do Minas, Ricardo Vieira Santiago, agradeceu a visita do secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania e ressaltou o objetivo do Clube em contribuir com as políticas esportivas para toda a sociedade. “Para nós é motivo de muito orgulho receber o general Décio Brasil, pois sabemos do esforço do governo federal para ampliar o acesso ao esporte para toda a população, como fator de desenvolvimento não só do esporte, mas também de educação e saúde. Acredito que seja muito importante mostrar um pouco do que o Minas tem feito nesses 84 anos, para que a gente consiga, cada vez mais, nos integrarmos com as forças federais e ajudar nas políticas do esporte. O Minas tem tecnologia reconhecida na formação de atletas, que nos capacita a levar aos órgãos públicos e à comunidade como um todo um pouco do que desenvolvemos”.

Também participaram da visita ao Minas o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; o assessor especial do Governo de Minas Gerais, coronel Carlos Henrique Guedes; e a secretária estadual de Impacto Social Elizabeth Jucá.