Orlando Bento

Léo, Rodrigo Santiago e Alex conquistaram o ouro nos Jogos Sul-americanos da Juventude. Foto: Orlando Bento

Essa foi a primeira experiência dos três minastenistas com a camisa verde e amarela. O ala Léo, que marcou cinco gols no torneio, sendo um na final, comemorou a conquista. “Não tenho palavras para falar, ainda não caiu a ficha. Mas creio que é fruto de muito trabalho, eu e o Alex jogamos juntos desde os 6 anos. Estou muito feliz, só tenho a agradecer por todo apoio do Minas e de toda a minha família”, afirmou.

Alex também agradeceu pela oportunidade de representar o time brasileiro em uma competição internacional. “É uma experiência única representar o Brasil nos Jogos Sul-americanos e ainda sair campeão. Sem palavras, é só agradecer mesmo”, comentou o jogador, que anotou um gol na competição.

Já o preparador físico Rodrigo Santiago enalteceu não só a conquista do título, mas também todo o trabalho de formação dos jovens atletas que disputaram o torneio. “É sensacional representar o País com a Seleção Brasileira de Futsal. Para nós, que trabalhamos com formação de atletas, é magnífico. Enquanto preparador físico, tive contato com outros profissionais, e já tive retorno de preparadores falando que os atletas retornaram diferentes para os seus clubes, falando sobre tudo que aprenderam e a importância do treinamento físico e do fortalecimento. Além do título, isso faz parte do processo de formação desses atletas, para que eles possam, no futuro, atender bem aos clubes e a seleção em outras competições”.

Rodrigo ainda completou dizendo que disputas como os Jogos Sul-americanos agregam muito para os jogadores jovens. “O objetivo da seleção é fazer com que os atletas tenham vivência e possam se preparar para disputas como o Mundial. O Alex e o Léo hoje já treinam no nosso time adulto e, com essa experiência, são referências também para outros atletas do Clube, que enxergam neles essa possibilidade. É papel nosso na seleção, que além de conquistar títulos, os atletas possam se desenvolver a cada dia no aspecto técnico, físico e tático. Isso é o que fica de maior satisfação além do título, que foi importantíssimo, e representando esse clube gigante que é o Minas e que trabalha com formação”, finalizou.

Em Rosario, o Brasil foi representado por 230 atletas, de até 18 anos, em 26 modalidades esportivas. Ao todo, os Jogos Sul-americanos reuniram 2.500 atletas, de 15 países. O time brasileiro terminou a terceira edição da competição no topo do quadro de medalhas, com 147 conquistas, sendo 61 de ouro, 40 de prata e 43 de bronze.