Lucas Pavin

Jaraguá faz o primeiro jogo da semifinal contra o Juventude. Foto: Lucas Pavin

O Ceará já está lá, só esperando seu adversário na decisão da Copa do Brasil. E o oponente do Vozão começa a ser definido na noite desta quarta-feira (25), envolvendo diretamente o Jaraguá.

Na cidade de Santarém, no Pará, o time comandado pelo técnico Fernando Malafaia faz o jogo de ida da semifinal, contra o Juventude, às 19h, na Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima.

Um confronto de duas equipes que jamais se enfrentaram e com histórias bem distintas. De um lado, o Jaraguá, multicampeão e com uma das camisas mais pesadas do salonismo mundial.

Do outro, um Juventude que tem uma trajetória reconhecida no Norte do país, mas ainda busca seu espaço no cenário nacional. Diferença que significa favoritismo? Nada disso. Pelo menos, essa é uma palavra totalmente rechaçada pela equipe jaraguaense, que prega respeito ao adversário para buscar a tão sonhada vaga na final

“Internamente, (o favoritismo) não existe. O Pará já ofertou vários jogadores capacitados que passaram por grandes clubes e seleção brasileira. A gente se prepara para qualquer embate com toda intensidade e atenção devida. Dedicação é a nossa arma para desempenhar as funções necessárias para sair do jogo com a vitória”, disse Fernando Malafaia.

O Aurinegro chega para o semifinal após despachar Pato, Guarani (RS) e Umuarama. Já o time paraense fez um embate a menos, passando pelo Grupo Santos (MT) e Skailândia (PA).

Assim como nas fases anteriores, em caso de dois resultados iguais ou uma vitória para cada lado, a disputa vai à prorrogação.

Persistindo o empate no tempo extra do jogo da volta, marcado para domingo (29), na Arena Jaraguá, o classificado será definido nos pênaltis. Tanto a partida de logo mais, como do próximo fim de semana, terão transmissão da CBFS TV.

Jaraguá repleto de desfalques

O Aurinegro foi ao Pará com elenco muito reduzido por conta dos desfalques. O ala Pett e o pivô Dill seguem de fora por lesão, enquanto o pivô Tiago Selbach cumpre suspensão.

Já os alas Henrique Di Maria e Nenê, e o fixo/ala Jhoy, não puderam ser inscritos na competição, que limita a entrada de novos jogadores até a segunda fase. Diante de tantos desfalques, os jovens Jeff e Gustavo, da equipe Sub-20, foram integrados a delegação.

“Precisamos ser inteligentes por termos poucos jogadores à disposição. É um jogo importantíssimo, um cenário novo, numa cidade que faz muito calor e acredito que possa influenciar na parte física. A quadra é muito grande também e temos que estar atentos, porque esse jogo é chave, mas não decide a eliminatória”, declarou o pivô Eka.

Conheça o adversário do Aurinegro

Divulgação Juventude

Equipe é o atual campeão da Copa Norte. Foto: Divulgação Juventude

Primeira equipe a se profissionalizar no futsal de Santarém, o Juventude foi fundado no dia 1º de maio de 2003 pelo funcionário público e promotor de eventos Dorivan Sousa. A equipe surgiu a partir de um grupo de amigos que se reunia para jogar bola nas quadras da cidade.

Com o passar do tempo, o que antes era amador acabou virando profissional, a ponto de o clube viver hoje seu melhor momento em 18 anos de vida. Atual campeão da Copa Norte de Futsal, o Juventude representa toda região Oeste do Pará em competições importantes na temporada, como a Copa do Brasil, em que chega à semifinal logo no seu ano de estreia.

Além disso, manda seus jogos em um dos principais ginásios do Nordeste: a Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima. Inaugurado em 2020, o espaço tem uma área construída de 6.500 m² e capacidade para 5 mil pessoas.

Agência Pará

Casa do Juventude. Foto: Agência Pará