Para prevenir lesões que afastam atletas de treinos e jogos, a Copagril/Sempre Vida/Sicredi/Marechal Cândido Rondon dispõe de um qualificado grupo de profissionais que a todo tempo monitoram e avaliam as condições física e clínica dos atletas.

Durante as primeiras semanas da pré-temporada, os jogadores passam por uma série de testes, avaliações e exames para que seja possível minimizar o índice de lesões durante a temporada.

Desde o dia 27 de janeiro até a próxima sexta-feira (04/03), o Departamento Médico composto pelos médicos Dr. Cristiano Bortolletto, Dr. Juliano Bortolletto e pelo fisioterapeuta Tiago Duarte Vieira, além do experiente preparador físico Harrison Muzzy, avaliam os atletas a fim de monitorar e identificar alguns possíveis componentes que possam vir a provocar qualquer tipo de lesão. “A avaliação prévia é muito importante, pois podemos identificar e direcionar algumas atividades que o atleta deve ou não realizar”, diz Dr. Juliano, especialista em ortopedia e cirurgias de joelho.

O fisioterapeuta da equipe concorda. “A prevenção da lesão é tão importante quanto a recuperação da lesão em si, e se conseguir identificar as possíveis alterações fatalmente haverá redução do número de lesões, deste modo, estas avaliações tornam-se indispensáveis”, salienta Tiago.

A etapa de avaliações e coleta de dados será concluída nesta sexta-feira no Centro Integrado de Análise do movimento (Ciam), em Maringá, onde os atletas serão submetidos a avaliações biomecânicas, que detectam variações posturais a todos os níveis; e isocinéticas, que mostram detalhadamente a performance muscular, dando conteúdo para a atuação conjunta entre Departamento Médico, preparador físico, treinador de goleiros e técnico.

Notícia e Imagens: Assessoria de Imprensa Copagril