A trajetória de Jaraguá, Assoeva e Pato na LNF 2021 têm alguns pontos em comum. Um deles, uma pontuação que não permite tranquilidade no período em que a competição deu uma pausa em virtude do Mundial da Lituânia. Até outubro, quando será disputada a Super Rodada da primeira fase, os treinadores terão tempo para aprimorar as equipes e incutir a crença de ir adiante, mesmo com as adversidades da tabela. Os três definirão fora de casa a vida na Liga.

No dia 9, pelo Grupo B, a Assoeva precisará bater um adversário tradicional no Rio Grande do Sul e ainda torcer contra duas equipes que jogam em casa. Os gaúchos somam 11 pontos e estão atrás de Blumenau, com 14 que recebe o Joinville, e do Juventude, com 13, que recebe o Cascavel.

Roni Muller

Morruga comanda a Assoeva em busca de uma vaga nos Playoffs da LNF2021. Foto: Roni Muller

“Tenho a expectativa bastante grande em função da necessidade do nosso resultado e de outros paralelos que a gente acredita que são possíveis de acontecer. A grande dificuldade é nossa. Vencer o Atlântico em Erechim, um time sólido e organizado e que vive o melhor momento no ano. Mas nós também estamos em um bom momento depois de alguns jogadores contaminados com a covid. Apostamos nessa decisão”, avalia Morruga, treinador que encarou a reestruturação do clube na temporada.

Situação não muito diferente na chave C está o Pato. Os paranaenses também estão em sétimo, com treze pontos, e entram em quadra no dia seguinte. Na capital federal, o bicampeão terá que derrotar o Brasília e ainda secar o Praia Clube, que tem 15, para brigar pela sexta vaga por índice técnico.

Maurício Moreira

Técnico Jarico confia na classificação do Pato para os Playoffs da LNF2021. Foto: Maurício Moreira

“Tenho expectativa pela vitória, mesmo sabendo que não dependemos do nosso resultado. Temos que primeiro fazer a nossa parte que é vencer fora de casa. Depois, torcer que os demais resultados nos ajudem a atingir a tão sonhada vaga em um ano totalmente atípico aqui no clube em virtude dos problemas com jogadores machucados e com covid”, explica o experiente Jarico, que assumiu o time em meio à competição.

No grupo A, o Jaraguá decide fora de casa a última vaga. O confronto será direto, contra o atual vice-campeão, Corinthians. Um empate elimina os catarinenses, que tem os mesmos 12 pontos dos paulistas, mas perdem nos critérios de desempate. A decisão será no dia 11.

“Temos a certeza que não tivemos uma primeira fase regular, mas quiseram os deuses do futsal nos proporcionarem uma oportunidade. E ela depende somente do nosso desempenho, mesmo sabendo que é no Parque São Jorge”, projeta Malafaia, comandante do Jaraguá.

Paulo Sauer

Malafaia quer levar o Jaraguá aos Playoffs. Foto: Paulo Sauer

Treinadores experientes, Morruga, Jarico e Malafaia aproveitam também os dias sem jogos da LNF 2021 para acompanhar a Copa do Mundo. Para o ex-jogador, as observações até agora não indicam grandes diferenças nos comportamentos das seleções.

“Algumas mudanças, mas não muito radicais em relação ao que as equipes apresentaram no último mundial na Colômbia, que acompanhei de perto. Os favoritos são os mesmos, a Argentina se mantém forte. Espanha, Rússia e Brasil com um jogo muito forte de pivô de referência. Não acho que vai fugir desses a conquista do mundial”, diz Morruga. Para Jarico, a primeira fase serviu para o grupo evoluir coletivamente.

“Vejo o Brasil muito equilibrado e consistente. O Marquinhos trabalha a concentração na finalização em função do número de oportunidades. Primeira fase é para ganhar confiança e entrosamento para depois ir mais forte para a fase eliminatória.”

“Tenho visto todos os jogos ao vivo e depois os vídeos. Independente da qualidade técnica das seleções, elas estão propondo jogo de posse e fico feliz com isso. Os times de menor qualidade antes só entravam para marcar. Dois exemplos disso são a Venezuela e o Marrocos, que irão se enfrentar agora e será muito gostoso de ver”, encerra Malafaia.

Quando o Mundial se decidir, as atenções voltarão todas para a LNF 2021. Os últimos classificados serão conhecidos no domingo, dia 11 de outubro. Assim como Assoeva e Pato, o Jaraguá decide fora de casa a última vaga do grupo A.

Pela Copa do Mundo de Futsal, o Brasil está nas oitavas de final e encara o Japão amanhã, às 14h. A partida terá transmissão ao vivo da Globo e do SporTV.