Faltam apenas quatro jogos para o fim da primeira fase da Liga Nacional de Futsal (LNF). O técnico Marquinhos Xavier traçou a meta de conquistar pelo menos 9, dos 12 pontos em disputa nessa reta final. O primeiro passo será nesta terça-feira, 2, quando a LNF volta a ser disputada após mais de duas semanas de pausa. A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) receberá a Assoeva pela 16ª rodada, a partir das 20h15min.

Ulisses Castro / Arquivo / ACBF

A ACBF venceu a Assoeva na final da Taça Brasil, em março

Na reta final da primeira fase, a ACBF quer aproveitar para se aproximar ainda mais das primeiras colocações. Dos quatro jogos que restam, dois serão em Carlos Barbosa e os outros dois serão fora de casa. Marquinhos tem a meta de buscar 9 dos 12 pontos em disputa nas últimas rodadas e praticamente descarta terminar a primeira fase na ponta de cima da tabela de classificação. “Espero que a gente consiga pelo menos 9 pontos. Acho pouco provável que a gente consiga buscar a liderança, pois teríamos que ter 100% de aproveitamento nas últimas rodadas e contar com uma queda de rendimento de quem está na frente. A gente deve trabalhar para alcançar 9 pontos em quatro jogos. Pelo nível dos adversários que vamos enfrentar é natural que a gente possa perder pontos. Assim, no mata-mata, teríamos a chance de decidir a vaga em casa até as semifinais. O objetivo da equipe era chegar em primeiro, mas agora é pouco provável. Agora nossa meta é ficar entre os quatro melhores”, projetou.

Para o confronto contra a equipe de Venâncio Aires, o time terá os desfalques do goleiro Ale Falcone e do ala Felipe Valério, ambos no departamento médico. O ala estava sendo relacionado constantemente no primeiro quarteto e agora obriga o técnico Marquinhos Xavier a mudar a característica da equipe. “Na alteração você sempre perde uma característica de jogo. Se a gente perde um atleta de defesa, perde na marcação. Mas não é de tanta preocupação, pois a gente trabalha a temporada inteira com alguém de fora. Então sempre perde alguma coisa. A gente espera suprir isso e que não seja determinante. Nenhum atleta sozinho é capaz de mudar a trajetória de um jogo. O grupo é sempre mais forte. As nossas soluções e os problemas estão sempre na nossa coletividade”.

Nesta temporada, a ACBF já enfrentou a Assoeva, em Carlos Barbosa. Foi na final da Taça Brasil, no dia 6 de março, com a vitória laranja por 2×1, que deu o tricampeonato para os barbosenses. No entanto, Marquinhos não leva o retrospecto em consideração para o clássico desta terça-feira. “Acho que não tem relevância buscar referencias, pois são momentos diferentes. Depois da Taça Brasil, tivemos um crescimento e depois tivemos um declínio. A Assoeva tem se mantido na regularidade. São comportamentos diferentes. É um confronto de equilíbrio. Nessa hora, a estatística só conta o passado e não o momento”, avaliou.

Serviço do jogo

LNF 2016 – 16ª rodada

ACBF x Assoeva

Data: terça-feira, 02/08

Horário: 20h15min

Local: Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra

Ingressos: R$ 10,00. Sócios e crianças até 15 anos não pagam

Transmissão: Rádio Estação FM