Melhor do mundo conta detalhes sobre a sua saída do Corinthians e afirma que mais jogadores devem se desligar nos próximos dias. Guitta e Elisandro também estão fora

O Corinthians reduzirá em 70% o seu investimento no futsal para 2016. A revelação foi feita pelo fixo Neto, que anunciou o seu desligamento do clube nesta sexta-feira. Segundo o defensor, a diretoria corintiana têm convocado os jogadores para reuniões individuais, onde é anunciada uma drástica redução na folha salarial para a próxima temporada. Além de Neto, quem também deixou o Parque São Jorge nesta sexta foi o pivô Simi. Neste sábado, foi a vez de o goleiro Guitta e do pivô Elisandro “Imperador” anunciarem que estão fora do clube. Segundo Neto, mais jogadores devem se desligar do Corinthians até a próxima terça-feira, quando se encerrarão as reuniões individuais da diretoria corintiana com os atletas. A tendência é que o elenco de 2015 seja quase todo desmontado.
9elisandro91guitta11simi5neto

– Fui chamado para uma conversa com a diretoria onde me foi passado que o Corinthians reduzirá em 70% a folha salarial do futsal profissional para 2016. Como eu não me enquadro na faixa de salário do clube, acabei não chegando a um acordo e não vou permanecer na equipe no ano que vem. O que estou sabendo é que os patrocinadores vão continuar, o clube é que não pretende investir mais a sua parte no futsal profissional. A tendência é que mais jogadores saiam nos próximos dias – afirmou Neto, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.

29.10_neto_corinthians_1Eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2012, Neto chegou ao Corinthians em 2014 após duas temporadas no futsal russo. Autor do gol do título brasileiro no Mundial da Tailândia, o jogador era o principal nome de um elenco recheado de estrelas, dentre eles Guitta, Simi, Valdin, Caio, Leandro, Deives, Marinho e Pepita. Torcedor do Corinthians, Neto demonstrou indignação com a opção da diretoria em reduzir o investimento no futsal para 2016. Para o fixo, o corte no orçamento pode ser um reflexo da sexta eliminação seguida na semifinal da LNF.

– Sabemos que a diretoria quer muito esse título da Liga Nacional de Futsal, mas posso dizer que tivemos um ano muito bom, pois ganhamos o Paulista e por muito pouco não fomos à essa inédita final da LNF. Se foi esse o motivo do corte no orçamento, acho que cometeram um grande erro, pois um projeto de futsal precisa de um certo tempo para render resultados. Tirando o Santos (2011) e o Futsal Brasil Kirin (2014/15), todos os grandes clubes demoraram um pouco para conseguir o primeiro título expressivo. Exemplos melhores são a Intelli e a ACBF, que só foram ganhar a LNF com vários anos de existência – comentou.

Neto ainda fez um paralelo com o futebol corintiano, lembrando que o Alvinegro só foi conquistar o seu primeiro Campeonato Brasileiro em 1990 e ainda amargou um jejum de 21 anos sem títulos até 1977, quando conquistou o Paulista daquele ano sobre a Ponte Preta, com o histórico gol de Basílio.

– A história do Corinthians diz que o clube só vence na base do trabalho a longo prazo e da insistência. Assim foi no Campeonato Brasileiro, que o time só foi ganhar pela primeira vez em 1990, e na Libertadores, que só veio para o Parque São Jorge pela primeira vez em 2012. Isso está no DNA do corintiano – frisou.

Com propostas de clubes brasileiros e do exterior, Neto afirmou que ainda não sabe onde vai jogar em 2016. Fora da lista de convocados para as Eliminatórias Sul-americanas do Mundial, em fevereiro, ele ainda fez uma ressalva.

– Achei estranho essa lista não ter jogadores de Corinthians e Intelli, justamente os clubes que pediram para desconvocar os seus jogadores do Grand Prix. Não tenho como cravar isso, porque não estou sabendo do real motivo para a não convocação, mas pode ser que esteja havendo alguma retaliação. Se for seria uma grande injustiça com os jogadores. O atleta quer sempre servir à seleção. Quando acontece um pedido de desconvocação por parte da equipe dele, ele precisa cumprir ordens, já que é funcionário do clube – justificou.

Procuradas pelo GloboEsporte.com, as assessorias de imprensa do futsal do Corinthians e da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) não retornaram as ligações.

Notícia: GloboEsporte.com/Flávio Dilascio