É com o mais profundo pesar que informamos o falecimento de Rudy Antônio Vieira, ex-supervisor da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), neste sábado, 17 de setembro. Rudy esteve à frente da ACBF por 16 anos.

Rudy trabalhou na ACBF até o fim da temporada de 2014. Ele chegou em Carlos Barbosa em 1998. Na supervisão da ACBF, Rudy ajudou a conquistar quase todos os títulos da história do time laranja. Foram quatro Ligas Nacional de Futsal, oito Estaduais, três Sul-americanos e dois mundiais, entre vários títulos.

Divulgação ACBF

Rudy trabalhou pela profissionalização e crescimento do futsal. Foto: Divulgação ACBF

A sua história na ACBF iniciou em 1998, quando foi chamado pelo então presidente do clube, Ildo Paludo, para um novo desafio: “Na época, a ACBF tinha conquistado apenas dois troféus (referente aos estaduais de 1996 e 1997) e recebi a tarefa de ir além das fronteiras do Rio Grande do Sul e trazer títulos para o clube”, relembrou Rudy em entrevista concedida à assessoria da ACBF em 2013.

Já no primeiro ano como Supervisor, Rudy e a ACBF chegaram à grande decisão da Liga Futsal, quando foram vencidos pela Ulbra, de Canoas – RS, em uma decisão histórica. O primeiro título nacional veio em 2001, na conquista da Taça Brasil de Clubes, em Fortaleza-CE. No mesmo ano, também veio a consagração da Liga Futsal, enfrentando na decisão exatamente a equipe da Ulbra.

Com o passar dos anos, a ACBF se consolidou no cenário internacional, com as Copas Sul-Americana e da América, nos anos de 2002 e 2003, títulos que possibilitaram ao clube disputar o primeiro Intercontinental de Futsal, em Barcelona, na Espanha, em 2004. “Esse foi um dos grandes momentos da minha carreira no clube, a conquista do Mundial, que relembro com muito carinho até hoje”, dizia o então Supervisor. A conquista do mundo pela Laranja Mecânica da Serra Gaúcha voltaria a se repetir em 2012, quando a Copa Intercontinental foi realizada em Carlos Barbosa.

Nesses 16 anos de ACBF, o Supervisor exaltava o que mantinha esse trabalho vitorioso e a estrutura de exemplo no esporte nacional: “O que mais eu gostaria de exaltar é a confiabilidade, o carinho e o respeito que os integrantes da ACBF depositaram em mim e no trabalho que foi executado”. Em 16 temporadas no comando da ACBF ele era contundente nas suas metas: “Buscar constantes vitórias”!

Em paralelo ao trabalho com a ACBF, Rudy também foi supervisor da Seleção Brasileira por quase 20 anos, onde ajudou a conquistar três Copas do Mundo.

Rudy Vieira será velado em Caxias do Sul neste domingo.

Lembranças nas redes sociais