Javier Saviola teve muitos pontos altos e triunfos em sua notável carreira no futebol. Com a Argentina, ele conquistou o ouro no Torneio Olímpico de Futebol Masculino de Atenas 2004 e ajudou o país a erguer a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA em sua casa em 2001.

Foi nesse ano que deixou o River Plate, clube que cultivou as suas capacidades ofensivas, para iniciar a sua aventura europeia. Nos anos seguintes, teve passagens de sucesso pelo Barcelona, ​​Real Madrid, Benfica e Sevilla, conquistando vários troféus nacionais, para não falar da Taça UEFA com os andaluzes em 2004.

Quando Saviola finalmente se aposentou em 2016, ele percebeu que algo estava faltando em sua vida. Ele amava o futsal quando menino, então, em vez de pendurar as botas para sempre, ele simplesmente as trocou por um par diferente, com solo plana. “Sempre adorei o futsal e, quando desisti de jogar futebol profissionalmente, estava em meus planos jogar e me divertir em um nível diferente”, disse Saviola ao FIFA.com.

Um passo lógico

“Sempre gostei disso”, explicou o homem a quem chamavam de El Conejo (“O Coelho”) durante seus dias de jogo. “Na Argentina existe um campo para jogar futebol infantil, que é o que chamamos de futsal, a cada 400 metros. Embora acabemos passando para o grande campo, é onde tudo começa e é por isso que temos essa paixão mais tarde na vida. ”

Saviola, que completa 40 anos em dezembro, passou os últimos quatro anos estrelando no clube andorrano de futsal FC Encamp, onde acrescentou ainda mais títulos à sua lista de títulos. “Encontrei uma família lá”, explicou ele. “Tinha acabado de chegar a Andorra quando me abordaram. Não hesitei em me envolver. Comecei a jogar, conheci meus companheiros de equipe e estou aqui há quatro anos. ”

Saviola teve que se adaptar a um jogo que se diferencia em muitos aspectos do futebol, conforme destacou: “Eles são completamente diferentes. O futsal é exigente, físico e desafiador, e você tem uma fração de segundo para pensar. Você se depara com times que ditam o jogo também. Não é a mesma coisa que futebol. ”

Tendo conquistado o campeonato com o Encamp, deu mais um passo em frente e experimentou o competitivo futsal europeu: “Queria competir e descobrir como era o nível mais alto e descobri que estava jogando na Champions League de Futsal. Você enfrenta os campeões nacionais e percebe como o padrão é bom. ”

Saviola o jogador de futsal

Atacante rápido e incisivo na época do futebol, Saviola era um caçador de pênaltis que sabia finalizar: “Eu sempre digo que sou um jogador de campo jogando em uma quadra de futsal. Há muitas coisas que não sei e que perdi, e os outros jogadores me colocaram na foto. ”

Descrevendo o que ele traz para o jogo, ele disse: “A defesa é onde eu mais luto. Eu perco o foco às vezes. Na minha equipa, procuramos sempre ter jogadores que me apoiem e me ajudem. Eles são os jogadores de futsal. Do lado positivo, tento fazer minhas coisas na frente, marcar gols para minha equipe, criar espaço e aproveitar ao máximo minha finalização rápida. ”

Uma figura influente

Se há um jogador de futsal que tem grande impacto em Saviola, é o astro de Portugal, Ricardinho. A dupla se deu bem durante a passagem do argentino pelo Benfica e continua sendo uma grande amiga até hoje. “Conversamos muito”, disse Saviola. “Ele é um jogador que sempre admirei e é uma ótima pessoa também. Estamos sempre em contato e gosto de vê-lo jogar. ”

Perguntado se havia procurado o conselho de Ricardinho, Saviola respondeu: “É difícil. O Ricardinho está sozinho. É como pedir conselhos a [Lionel] Messi ou Cristiano Ronaldo. Estamos falando de jogadores incríveis aqui, os melhores do mundo. Eu adoro a rapidez com que ele conclui uma jogada ou acerta uma partida. ”

Venha Argentina!

Saviola estará de olho na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™, que começa neste domingo e onde seus compatriotas defenderão o título conquistado na Colômbia há cinco anos. “Espero que façam isso de novo”, disse ele. “Como um jogador argentino que passou muitos anos na seleção nacional de futebol, adoraria vê-los vencer novamente.”

Como destacou, porém, a oposição será forte: “A Espanha estará lá. Eles jogam um grande futsal e eu gosto de assisti-los. E Portugal também. Estamos acostumados a vê-los por cima. ”

Saviola ficou tão surpreso quanto a maioria de seus compatriotas com a conquista do título mundial de 2016: “Ninguém esperava. Mas quando assistimos aos Jogos e vimos como foi a Copa do Mundo, percebemos quanto potencial temos. Foi muito merecido e uma conquista incrível para o futsal argentino. ”

Ele assinou com uma mensagem para os atuais jogadores que defenderão o título na Lituânia. “Você está em um país que ama o futebol com paixão e realmente o vive e respira. Saia e aproveite, porque você nunca sabe quando estará novamente envolvido em um torneio tão maravilhoso e importante como a Copa do Mundo. ”