Aos 43 anos, Falcão mostrou que não perdeu o talento que o tornou um dos maiores jogadores de futsal de todos os tempos. O craque das quadras estreou pelo time de futebol 7 do Grêmio e precisou de apenas 2 minutos e 13 segundos para marcar o primeiro gol pelo clube.

O Grêmio goleou o Estudiantes (RS) por 9 a 2, em jogo pela Etapa Sul da Liga Fut7 Nacional. Falcão marcou três gols, deu uma assistência em sua estreia pelo clube gaúcho e foi a grande atração da partida, reverenciado até pelos rivais, que tietaram e posaram para fotos com o ídolo.

Luciano Maciel

Falcão comemora gol pelo Grêmio. Foto: Luciano Maciel

Eleito o melhor do mundo no futsal por quatro vezes, bicampeão mundial pela seleção brasileira e com mais de 3 mil gols na carreira, Falcão disse que ficou emocionado por todo o carinho que recebeu desde a chegada a Porto Alegre e que seu objetivo é ajudar na profissionalização da modalidade.

– Que alegria, cara. Me emociona. A minha meta aqui não é financeira, é justamente ver quantas pessoas podem viver do esporte. No Brasil é muito discrepante, a gente vê o futebol feminino, a gente vê o futebol 7, que é um esporte que todo mundo pratica. Por que não profissionalizar? Por que não ter investidores que façam isso? A minha meta principal nesse momento é essa – disse Falcão à transmissão da RDC TV.

O ex-jogador de futsal está aposentado desde o fim de 2018 e já se aventurou no futebol 7 pelo Madureira, em 2014, e Vasco, em 2015. O craque também jogou futebol profissional no São Paulo, em 2005.

A Etapa Sul da Liga Fut7 Nacional reúne 16 clubes neste fim de semana em Porto Alegre, divididos em quatro grupos com quatro times cada. Os três melhores de cada chave avançam para uma eliminatória, que define os classificados à fase final da etapa. Ao todo, seis equipes garantem vaga nas Superfinais, que serão realizadas em dezembro, em São Paulo.

Além da liga nacional, Falcão vai disputar pelo Grêmio também a Liga das Américas, que será realizada em Porto Alegre. Em caso de título da competição, ele pretende disputar também o mundial da modalidade, marcado para julho do próximo ano.

Luciano Maciel

Falcão estreia no time de futebol 7 do Grêmio. Foto: Luciano Maciel