Fifa

Comissão técnica norte americana. Foto: FIFA

Em apenas alguns dias, ele liderará os EUA na Copa do Mundo de Futsal da FIFA como seu técnico principal. Ex-educador de engenharia elétrica e mecânica que agora mora em Eden Prairie, Minnesota, nos arredores de Minneapolis, a jornada de Jakica no futsal começou em sua terra natal, a Sérvia. A amante do basquete e dançarina folk guiou a Escola de Engenharia Mecânica de Novi Sad a um campeonato nacional em 2006 em uma competição com mais de 500 escolas sérvias envolvidas. O sucesso valeu-lhe a oportunidade de trabalhar como treinador adjunto na seleção sérvia durante seis anos.

Quando o sorteio foi feito para a Copa do Mundo de Futsal em junho, havia um senso de destino para Jakica quando o nome dos EUA foi sorteado com a Sérvia ao lado da Argentina e IR Irã no Grupo F.

“Eu sabia que conseguiríamos a Sérvia”, disse Jakica em entrevista ao FIFA.com . “Era o meu sentimento. Eu sonhava que jogaríamos contra a Sérvia e nos sairíamos bem ”.

Pressionado sobre se os EUA venceram a Sérvia no sonho, Jakica respondeu: “Sim, sim. Você deve ter sonhos na vida. Às vezes eles se tornam realidade, às vezes não. Devemos acreditar em nós mesmos. Eles são definitivamente um time melhor, mas em que esporte o time melhor ganha o tempo todo? A bola está redonda. Vamos lá.”

Todos os parentes de Jakica ainda estão na Sérvia. Sua mãe, irmã e sogros estarão todos grudados em suas TVs no dia 20 de setembro para assistir Dusan enfrentar sua pátria mãe.

“Vai ser um jogo muito emocionante para mim, mas sou profissional e vou jogar para vencer a Sérvia. Será o jogo mais importante da minha vida. ”

Dois jogadores da seleção da Sérvia para a Copa do Mundo, Davor Popovic e Dragan Tomic, são ambos ex-alunos de Jakica. Aos 15 anos, Popovic estava em uma das aulas de Jakica em uma escola profissionalizante de engenharia mecânica, enquanto Tomic jogava em um time universitário que Jakica treinava.

“Dei-lhes os primeiros passos no futsal. É inacreditável. Recebo mensagens deles todos os dias me desejando tudo de bom. Eles me dizem: ‘Se alguém merece sucesso, você é o cara, professor.’ É ótimo.

“Quando você vê alguém que conheceu quando criança e agora tem família e joga pelo seu país, é incrível. Os jogadores e a comissão técnica sérvios são como meus irmãos. Sei tudo sobre eles e eles sabem tudo sobre mim.”

Nada a perder

Não se espera que os EUA saiam de seu grupo. A equipe, composta em sua maioria por jogadores amadores com outros empregos em tempo integral, vai enfrentar a campeã mundial de 2016, Argentina, terceira colocada do IR Irã e Sérvia de 2016, facilmente uma das dez melhores equipes do mundo.

“O que temos a perder? Nada. Só temos benefícios por estar em um grupo como este. Não temos liga, clubes ou treinos regulares. E estaremos competindo com times e jogadores cuja vida é o futsal. Nós estamos prontos. Vamos deixar nosso coração na quadra. Vamos jogar como uma família. ”

Os EUA têm uma forte mistura de juventude e experiência personificada por Everson Maciel, de 43 anos, e Tomas Pondeca, de 19 (lidera a equipe em gols, marcando seis durante este ciclo). Eles se classificaram ao vencer a República Dominicana por 2 a 0 nas quartas de final do Campeonato Concacaf. No final, eles terminaram como vice-campeões para a Costa Rica no torneio de qualificação.

“Se corrermos para as eliminatórias, seria um milagre, para ser honesto”, disse Jakica, com uma franqueza revigorante. “Veja a lista de jogadores das equipes. Eles jogam profissionalmente pelos melhores times do mundo na Itália e na Espanha.

“Agora olhe para a nossa lista: sem clube, sem clube, sem clube, carpinteiro, entregador de comida, corretor de imóveis. Agora estamos jogando contra eles. Mas vamos tentar chocar a todos. ”

Fifa

EUA vai participar do Mundial. Foto: Fifa