Não é só na formação de atletas de futsal que o Brasil é referência pelo mundo. A arbitragem brasileira também tem seu reconhecimento nos outros países, tanto que, a convite da FIFA, o Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futsal, Paraguassu Fisch, e o árbitro, Sandro Brechane, irão ministrar cursos na Colômbia, entre o dia 1 e 6 de abril.

A expectativa para compartilhar os conhecimentos com os companheiros de profissão é alta. Fisch, que tem longa experiência na arbitragem, explica que o reconhecimento aos profissionais brasileiros se deve ao bom trabalho realizado nas competições de todos os níveis.

“O Brasil é referência em arbitragem também, pois os nossos campeonatos a nível nacional são muito qualificados e ajudam no crescimento da categoria. Nas competições da CONMEBOL e FIFA, por exemplo, sempre tivemos com os árbitros brasileiros fazendo um bom trabalho. Acredito que nos países onde o futsal é mais desenvolvido também ajuda no desenvolvimento dos árbitros”, afirma.

Toda essa troca de conhecimentos gerada por cursos deste nível é sempre bem vinda para qualquer profissional. O diretor de Arbitragem aponta que a participação em eventos assim é de fundamental importância para o crescimento geral da categoria.

“É muito importante que nós que trabalhamos com a orientação da arbitragem brasileira sempre estejamos participando desses cursos da FIFA em parceria com a Conmebol para que possamos passar todas as orientações e cumprirmos todas as determinações das entidades. É importante que nas competições no Brasil, com muitos jogos sendo transmitidos pela televisão para o mundo todo, estejamos alinhados com as regras da FIFA, para também servir de exemplo para muitos países que ainda tem algumas orientações diferentes”, pontua.

Não é novidade

Eventos deste porte não são novidades para Paraguassu Fisch. Ele revela um pouco da experiência que teve ao participar de outros cursos de arbitragem realizados em épocas anteriores.

“Já participei de outro curso em 2010 na Jordânia, que foi um dos primeiros a nível de FIFA. Foi muito bom, pois cada um apresenta o trabalho que realiza em seu país com a arbitragem, e existe uma troca muito grande e positiva de experiências com os demais participantes de outros países. O Brasil é uma referência mundial no esporte, quer seja em organização, número de competições e arbitragem, sendo muito gratificante este reconhecimento”, diz.

Notícia: CBFS
Imagem: ENAF