Mauricio Moreira

Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco, foi palco da primeira partida da final da LNF 2018. Foto: Mauricio Moreira

A torcida paranaense fez longas filas desde às 7h da manhã para lotar o Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco, e não se arrependeu. Viu o Pato golear o Atlântico neste domingo, por 6 a 0, e sair na frente na decisão da Liga Nacional de Futsal (LNF). Agora, o time que deixou para trás Marreco, Corinthians e Magnus só precisa de um empate em Erechim, no próximo domingo, para conquistar o título inédito. Já os gaúchos, apesar de terem feito a melhor campanha na temporada, terão que vencer para forçar a prorrogação. Se conseguirem, a sorte muda, e aí será o Pato que terá que vencer o tempo extra para ser campeão.

Di Maria, duas vezes, Alemão, Djony, Ernandes e Lucas (contra) marcaram os gols da partida. O Pato entrou em quadra embalado pela torcida, que cantou desde o aquecimento dos times, e ainda não sentiu falta de Danilo Baron, que sofreu fratura na fíbula na semifinal do Campeonato Paranaense, e Neguinho, suspenso.

Primeiro tempo

O Atlântico começou no ataque. Os visitantes ameaçaram depois de uma cobrança de escanteio, a bola balançou a rede, mas a arbitragem pegou toque de mão de Jé. Se tecnicamente os visitantes dominavam, a torcida deu o empurrão que o Pato precisava. Alemão abriu a porteira depois de uma bola rebatida para o meio da área pelo goleiro Careca. Di Maria ampliou. A defesa do Atlântico tentou tirar, mas o ala entrou com bola e tudo: 2 a 0.

Mauricio Moreira

Di Maria marcou dois gols na decisão em Pato Branco (PR). Foto: Mauricio Moreira

A torcida seguiu empurrando, e o Pato voltou para o segundo tempo com tudo. A principal arma: contra-ataque. Foi assim que os donos da casa assustaram logo no início. Well recebeu de Djony, tocou na saída de Careca, mas Selbach salvou em cima da linha. Na sequência não teve jeito. Djony fez bela defesa em chute de bico de Jé. Depois de mais um contra-ataque fulminante, Ernandes chutou cruzado, e Lucas desviou contra a própria meta. Gol contra e 3 a 0.

Bem que o Atlântico tentava, mas todas as investidas paravam nas mãos do goleiro Djony. O Pato começou a envolver a defesa do Atlântico no jogo e fez 4 a 0. A jogada passou de pé em pé até chegar limpa para Di Maria empurrar para a rede e anotar seu segundo gol na partida.

Mauricio Moreira

Ernandes sai para comemorar com a fanática torcida de Pato Branco. Foto: Mauricio Moreira

O quinto gol saiu dos pés de Ernandes. Para fechar a goleada com chave de ouro, o goleiro Djony se aproveitou que o rival jogava com goleiro-linha e, da própria área, fez o dele: 6 a 0.

A campanha dos finalistas

Atlântico e Pato chegaram à decisão com campanhas bem parecidas. Na primeira fase, o Galo de Erechim somou 12 vitórias, um empate e cinco derrotas, totalizando 37 pontos. Já o Pato, em 18 jogos na primeira fase, venceu 10, empatou cinco e perdeu três, somando dois pontos a menos que os gaúchos.

Mauricio Moreira

Artilheiro da LNF 2018, com 21 gols, pivô Keké foi bem marcado no confronto de ida da decisão. Foto: Mauricio Moreira

Nos playoffs, o Atlântico eliminou Assoeva, Minas e Copagril, enquanto o Pato passou por Marreco, Corinthians e Magnus. Tanto Pato como Atlântico nunca conquistaram a LNF.

Jogo da volta

A decisão será em Erechim (RS). Atlântico e Pato voltam a se enfrentar no próximo domingo (09/12), às 11h, no Ginásio do CER.Atlântico, em Erechim (RS), com transmissão ao vivo do SporTV. Com a vitória no jogo de ida, o Pato tem a vantagem do empate. Já o Atlântico precisa vencer no tempo normal por qualquer resultado para levar a disputa à prorrogação. Caso o jogo se encaminhe ao tempo extra, a vantagem do empate é do Galo de Erechim. A Liga Nacional de Futsal é a maior e mais tradicional competição da modalidade no país.