Fifa

Jogador balançou as redes na primeira partida. Foto: Fifa

Um pescador passou horas e horas nas margens do rio Elba, as mãos segurando uma vara de fibra de vidro, sua mente fantasiando sobre um prêmio indescritível. De repente, ele foi arrancado do mundo dos sonhos por uma mordida. Michal Seidler não conseguia acreditar no que via enquanto arrancava uma carpa de 80 centímetros das águas cercadas por Giant Mountains. Foi facilmente o maior peixe que ele já pescou.

Ele tiraria uma foto, emolduraria e viveria dessa proeza por décadas em círculos de pesca. Não era, entretanto, o prêmio com o qual ele sonhava momentos antes. Michal Seidler passou seu tempo perto de um dos cinco maiores rios da Europa sonhando com o maior prêmio em seu mar esportivo: o troféu da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Conquistar a competição pode ser um sonho, mas a República Tcheca deu um passo em direção a ela ao derrotar o Panamá por 5 a 1 na estreia.

“Estou mais feliz por termos vencido do que por ter feito um hat-trick”, disse ele ao FIFA.com . “Obviamente, fazer três gols em uma Copa do Mundo é algo muito especial, algo em que pensarei anos depois, mas a vitória significa muito mais para mim. Nossa meta era simplesmente vencer, então vencer por uma grande margem nos deixa muito satisfeitos. “E nossos fãs pareceram gostar (risos).

O apoio deles foi incrível. Podíamos ouvi-los por toda parte. Eles eram muito barulhentos, eles criavam uma atmosfera incrível. Espero que seja o mesmo em alguns dias. ” O clima é eletrizante na Klaipeda Arena na quinta-feira, quando a República Tcheca enfrenta outro time cujos seguidores transformam todas as competições em um carnaval: o Brasil. Então, os centro-europeus podem surpreender o recorde de cinco vezes vencedores da Copa do Mundo de Futsal, que derrubou o Vietnã por 9-1 em sua estreia?

“Claro que podemos vencer o Brasil”, disse Seidler. “É um jogo de futsal, qualquer um pode vencer. Não teremos medo e vamos sair para tentar vencê-los, não para jogar como algumas equipes, aceitando a derrota mas tentando manter o placar baixo. “Mas o Brasil é a melhor equipa neste torneio. Eles são os favoritos, na minha opinião. Pito é uma classe à parte. Pito e Ferrao são jogadores excelentes. Estou feliz por não estar em defesa (risos). ”

Em sua última participação na Copa do Mundo de Futsal em 2012, o gol de Seidler ajudou a garantir o ponto contra a Sérvia que levou a República Tcheca às oitavas de final, onde perdeu por 3 a 0 para a Rússia. “Temos uma equipe melhor do que há nove anos na Tailândia”, disse o jogador de 31 anos. “E temos mais experiência. “Primeiro queremos entrar na fase de mata-mata. Concluímos a primeira parte, mas precisamos de mais pontos. Então queremos começar a causar surpresas. Quando jogamos em equipe, acredito que podemos competir contra qualquer um ”.

O trabalho em equipe foi fundamental para a vitória da República Tcheca. Incluía vários gols bem trabalhados e hipnotizadores do oponente – e um dos de Seidler foi fornecido por uma fonte improvável: o goleiro Ondrej Vahala. “Para ser honesto, tive um pouco de sorte”, disse o número 16 ao FIFA.com. “Mas eu e o Seidler jogamos juntos na liga tcheca.

Sabemos que o Panamá continua vindo em sua direção e deixando os homens, então, quando eu estava com a bola, acabei de lançá-la e ele fez bem em fazer o gol. “Nosso treinador tinha o plano de jogo certo. Sabíamos que seria um jogo difícil, mas sabíamos que o Panamá não era tão bom taticamente como as principais seleções europeias. Então nos preparamos para manter a defesa firme e acertar no contra-ataque, para arriscar.

Fomos muito clínicos. “Agora temos a equipe número um do mundo. Acho que eles são os favoritos para vencer o torneio. Vai ser muito difícil. “Mas podemos vencer qualquer um e isso inclui o Brasil. Eles são apenas pessoas. Temos que jogar muito bem na defesa e, se tivermos uma ou duas chances, aproveitá-las. Se pudermos fazer isso e, talvez, ter um pouco de sorte, podemos fazer. ”

Fifa

Tchecos venceram na estreia. Foto: Fifa