FPF

Portugal defende o título da competição. Foto: FPF

Foi sorteado nesta quinta-feira na sede da UEFA, em Nyon, o calendário de jogos da Ronda Principal de Qualificação para o Campeonato do Mundo de Futsal. A FPF esteve representada por Pedro Dias, Diretor da FPF, Jorge Braz, Selecionador Nacional, e Mário Pereira, Team Manager.

Nesta primeira fase, a Equipa das Quinas está inserida no Grupo 4 e irá defrontar Bielorrússia e Lituânia, em jogos fora e em casa. Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff.

Olhando para o histórico da Seleção Nacional com os Lituanos, registam-se duas partidas (2011 e 2000), com dois triunfos portugueses. Com os bielorrússos o histórico de confrontos é mais longo. Foram seis os jogos entre Portugal e Bielorrússia, com a Equipa das Quinas a vencer cinco encontros e um empate registado. O último jogo entre as equipas foi na Póvoa de Varzim, em janeiro de 2020, a contar para a qualificação para o Mundial de 2021.

Esta primeira fase de qualificação será disputada até 8 de março de 2023, sendo que a Ronda de Elite, cujo sorteio está agendado para 5 de julho de 2023, será concluída até 20 de dezembro de 2023.