A Seleção Nacional de futsal de Portugal estreou-se esta segunda-feira no Mundial da Lituânia, com uma vitória por 4-1 sobre a Tailândia. Os asiáticos marcaram primeiro, mas Portugal empatou antes do intervalo e resolveu a partida no segundo tempo com três estreantes em mundiais a marcarem.

Tailândia ganha vantagem e Portugal empata no último minuto do primeiro tempo

Fábio Cecílio, aos quatro minutos, na sequência de um chute de canto, obrigou o goleiro asiático, que voltou a brilhar instantes depois após arremate de Ricardinho. Aos sete minutos, os tailandeses criaram o seu lance de maior perigo com um arremate ao lado. Aos 16 minutos a Tailândia colocou-se na frente do marcador graças ao tento de Jirawat Sornwichian. Na resposta, Pany esteve perto do empate. Zicky, aos 17’, conseguiu voltar perigo para a baliza adversária e Pany, aos 18’, com um excelente arremate voltou a criar perigo. No mesmo minuto, Erick rematou forte. Com pouco mais de um minuto para jogar no primeiro tempo, Erick e Bruno Coelho voltaram a arrematar com perigo. O gol do empate viria a surgir ao minuto 20, por Bruno Coelho.

Portugal ganha vantagem

A Equipe das Quinas entrou à procura do triunfo no segundo tempo e conseguiu-o  graças ao excelentes gol de Erick (27′) e Zicky (30′). Aos 32 minutos foi a vez de outro estreante em mundiais marcar – Pany, com um remate forte fez o 4-1.

Reações de Erick e Jorge Braz no final do jogo

Erick estreou numa fase final a marcar e falou de “um sentimento de orgulho e de dever cumprido”, sublinhando que é preciso ter “os pés assentes na terra, pois foi apenas uma vitória.” Na altura dos festejos, dedicou o golo ao Edu que, garante, “está a vibrar connosco do outro lado”. Em relação ao próximo jogo, o pivô espera “uma boa vitória para ganhar ainda mais confiança”.

Jorge Braz falou de um “jogo típico de início de uma grande competição” em que Portugal acabou por cima e podia ter marcado mais alguns gols. O técnico considera que o facto de três estreantes em mundiais terem marcado “dá confiança”, destacando a atitude e a ambição que tiveram.

O grupo ficou completo com a chegada de Pauleta e Tiago Brito e Jorge Braz diz estar “muito satisfeito” por ter a família toda junta. Garante que “todos vão ser importantes em algum momento”.

Jorge Braz iguala número de jogos que Orlando Duarte

Quando o árbitro da Costa Rica, Ronny Castro Zumbado, apitou para o pontapé de saída, Jorge Braz passou a ter o mesmo número de jogos que Orlando Duarte, enquanto Selecionador Nacional – 153. Jorge Braz orientou o seu primeiro jogo como Selecionador a 17 de outubro de 2010. Orlando Duarte comandou a Equipa das Quinas pela primeira vez a 5 de outubro de 2000, tendo efetuado o seu último jogo a 30 de janeiro de 2010.

Ricardinho iguala João Benedito

Ricardinho igualou João Benedito como o segundo jogador de futsal mais internacional de sempre, com 181 convocações. João Matos pode isolou-se na quinta posição dos mais internacionais de sempre, com 160 convocações, distanciando-se de Pedro Cary (159 jogos de Quinas ao peito). Arnaldo Pereira, com 208 jogos por Portugal é o mais internacional de sempre.

… e Arnaldo

O capitão da Equipe das Quinas também igualou Arnaldo em número de jogos em mundiais.

Cinco estreias num Mundial

Erick,  Afonso,Tomás Paçó e Zicky estrearam-se em fases finais ao serviço da Seleção A. Pany cumpriu o seu primeiro jogo em campeonatos do Mundo.

Zicky, o mais jovem português a jogar num Mundial

O pivô de 20 anos tornou-se no mais jovem jogador português a jogar num Campeonato do Mundo.

Marrocos 6-0 Ilhas Salomão

Na outra partida do Grupo C, disputada também em Kaunas, Marrocos  bateu as Ilhas Salomão por 6-0.

O conjunto luso volta a jogar na próxima quinta-feira, pelas 16h00 (18h00 locais) diante das Ilhas Salomão. Este será o primeiro encontro de Portugal diante da formação da Oceânia – será o 63.º adversário da história da Seleção Nacional de futsal.