A Seleção Nacional de futsal de Portugal goleou nesta quinta-feira as Ilhas Salomão, por 7-0, garantindo a sua segunda vitória em outros tantos encontros disputados no Campeonato do Mundo Lituânia 2021. A Equipe das Quinas já garantiu a presença nos oitavos de final como um dos dois primeiros classificados do Grupo C, uma vez que Marrocos e Tailândia empataram a uma bola. Portugal segue na frente do Grupo C com seis pontos, mais dois que os campeões de África e mais quatro que a formação asiática.

A Equipe das Quinas bateu na segunda-feira a Tailândia, por 4-1, pelo que o triunfo nesta segunda ronda do Grupo C pode permitir aos comandados de Jorge Braz carimbarem a presença nos oitavos de final da prova.

Portugal marca por três vezes no primeiro tempo

O primeiro sinal de perigo surgiu por Ricardinho nos instantes iniciais. Fábio Cecílio, aos quatro minutos testou os reflexos do guardião adversário, mas no lance seguinte marcou mesmo o primeiro tento da partida.

As Ilhas Salomão responderam com um lance de perigo para a baliza à guarda de Vítor Hugo. Após os arremates de Zicky, Pany e André Coelho, Portugal veria uma bola embater no ferro da sua baliza. Aos 12 minutos, Miguel Ângelo assistiu Ricardinho para o 2-0. No último minuto, após vários arremates, André Coelho fez o 3-0 com que o jogo foi para o intervalo.

Equipe das Quinas amplia vantagem

Portugal voltou a entrar dominador para o segundo tempo e após tentativas de Pany e Ricardinho, André Coelho fez o seu segundo golo aos 23 minutos. um gol contra de Marlon Sia (26′), Erick (31′) e Pany (38′) deram expressão ao domínio luso na partida.

Reações de Jorge Braz e Pany no final do jogo

No final da partida, Jorge Braz falou de um jogo equilibrado e organizado da parte de Portugal, que tentou de várias formas surpreender a irreverência das Ilhas Salomão. “Só queríamos vencer, jogar bem e chegar lá [à próxima fase]. O técnico considera o resultado justo e que o conjunto luso poderia ter marcado mais alguns golos. “Segunda vitória, falta a terceira”, disse, referindo-se ao jogo de domingo, diante de Marrocos. A finalizar, o Selecionador deixou uma palavra de agradecimento aos portugueses que estavam nas bancadas a apoiar Portugal. “Até parece que estamos em casa”, rematou

Pany, autor de um dos gols lusos na partida desta quinta-feira, considerou que se “conseguiu o objetivo principal que era a vitória, lembrando que ainda não acabou. “Ficámos satisfeitos com o resultado volumoso e também muito satisfeitos porque não sofremos golos.” O ala lembrou que a equipa está mais perto do seu objetivo, mas que ainda falta o jogo contra Marrocos para consolidar o lugar que todos querem – o primeiro lugar do Grupo C.

Jorge Braz ultrapassou Orlando Duarte

Jorge Braz irá tornou-se, esta quinta-feira, no Selecionador Nacional com mais jogos à frente da Equipa das Quinas. O técnico de 49 anos, que orientou o seu primeiro jogo como Selecionador a 17 de outubro de 2010, fez o seu 154.º jogo. Orlando Duarte comandou a Equipa das Quinas pela primeira vez a 5 de outubro de 2000, tendo efetuado o seu último jogo a 30 de janeiro de 2010.

Bruno Coelho cumpriu 125 internacionalizações

O ala Bruno Coelho, o primeiro jogador a marcar por Portugal neste Mundial, efetuou o 125.º jogo com a Camisola das Quinas. Estreou-se a 14 de dezembro de 2010 na Roménia e foi um dos heróis da conquista do Euro-2018.

Miguel Ângelo a um jogo da meia centena de internacionalizações

O ala cumpriu esta quinta-feira o seu 49.º jogo ao serviço da Seleção A.

Ricardinho superou Arnaldo

O capitão da Equipe das Quinas cumpre o seu 18.º jogo em campeonatos do Mundo (quatro em 2008, seis em 2012 e sete em 2016), superando Arnaldo que tinha 17 partidas em mundiais (oito em 2000, quatro em 2008 e cinco em 2012).

Última rodada diante Marrocos

Portugal volta a jogar no dia 19 (domingo), pelas 16h00, diante do campeão africano. A formação marroquina bateu as Ilhas Salomão na primeira jornada, por 6-0, e empatou quinta-feira, em Kaunas, a uma bola diante da Tailândia.

Ficha de Jogo

Ilhas Salomão (cinco inicial): Anthony Talo, Marlon Sia Samuel Osifelo, Arnold Maeluma e Elis Mana.

Treinador: Vinicius de Carvalho

Portugal (cinco inicial): Vítor Hugo; João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho – Cap. e Fábio Cecílio.

Treinador: Jorge Braz