A Seleção Nacional de Portugal venceu esta quarta-feira o seu primeiro jogo de preparação tendo em vista o Campeonato do Mundo de Futsal Lituânia 2021, que se disputa entre 12 de setembro e 3 de outubro.

A Equipa das Quinas esteve em desvantagem por duas vezes, mas conseguiu dar a volta ao resultado, num jogo que os golos surgiram apenas na segunda metade.

Numa primeira parte em que Portugal foi controlando, não foram muitas as oportunidades de golo. Tiago Brito, aos oito minutos, obrigou o goleiro nipónico a aplicar-se. Zicky, aos 10’, com um toque de calcanhar, fez a bola passar muito perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Yushi Sekiguchi. Pany, aos 12’, obrigou o guardião adversário a nova defesa. Se Bebé não foi chamado a intervir, Edu entrou e foi chamado a seis minutos do final, negando o gol a um jogador japonês que lhe surgiu na frente. Fábio Cecílio aos 16 minutos também esteve perto do golo, mas a bola passou por cima.

A segunda parte começou praticamente com o golo do Japão. Ainda não se tinha cumprido o primeiro minuto após o reatar da partida quando Kazuya Shimizu abriu o marcador. Portugal respondeu por Fábio Cecílio aos 26 minutos. O ala luso, com um excelente gesto técnico, bateu Higor Pires. Os nipónicos voltaram para a frente do marcador aos 28 minutos, graças ao tento de Katsutoshi Rafael Henmi que atua na Liga Placard ao serviço do Benfica.

Portugal empatou aos 30 minutos, por Zicky que desviou para golo, à boca da baliza, o remate de Miguel Ângelo – foi a estreia do pivõ luso a marar ao serviço da Seleção A.

Aos 37 minutos, o conjunto luso passou pela primeira vez para a frente do marcador graças ao tento de Bruno Coelho. O Japão foi tentando a reação, mas sem sucesso. Portugal acabou por vencer este primeiro teste.

Homenagem a Pany

Antes do início do jogo, o ala da Equipa das Quinas, Pany, recebeu das mãos do diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias, o troféu alusivo à 50.ª internacionalização, registada a 6 de março de 2021, na partida disputada diante da República Checa, em Lodz, na Polónia. O ala estreou-se ao serviço da Seleção Nacional a 22 de setembro de 2015, diante do Brasil.

Jogo com Suporte de Vídeo

A partida diante do Japão foi um dos seis jogos de preparação da Seleção Nacional de Futsal para o Campeonato do Mundo Lituânia 2021 que contou com Suporte de Vídeo – Video Suport (VS). Esta medida visa preparar da melhor forma a Equipa das Quinas para o Mundial da FIFA, que utilizará pela primeira vez esta tecnologia que visa auxiliar as equipas de arbitragem.