Divulgação

Pivô Henri é um dos contratados do Praia Clube futsal para a temporada 2021. Foto: Divulgação

Depois de renovar os contratos de cinco atletas que fizeram parte da campanha histórica na Liga Nacional de Futsal 2020, o Praia Clube anunciou na manhã desta terça-feira de uma só vez 13 contratações para o elenco da temporada 2021.

Foram contratados os goleiros Cariri e Marco Túlio; os fixos Sacon e Kauê; os alas Itambé, Caíque, Haap, Romarinho e Thiaguinho; além dos pivôs Augusto, Henri, Rodrigo Viana e Wesley Estevão (veja a lista completa do elenco no fim da reportagem). Os atletas já estão em Uberlândia e passam por exames.

A equipe mineira já havia assegurado a permanência do técnico Marcelo Duarte (Morcego), do goleiro Gustavinho, do fixos Edinho e Rafa e dos alas Claudinho, Huguin e Jhonny Kevin.

Em 2020, o Praia Clube chegou pela primeira vez aos playoffs da Liga Nacional de Futsal. No Grupo A, o time aurinegro ficou em 3º lugar, somando 16 pontos em 12 partidas. Foram cinco vitórias, um empate e seis derrotas, com 44.4% de aproveitamento. A equipe passou por Umuarama nas oitavas de final e foi eliminada nas quartas por Tubarão.

Em 2021, além da Liga Nacional de Futsal, o grupo terá pela frente o Campeonato Mineiro. Se a equipe praiana encerrar o estadual como campeã ou vice, garantirá participação na Taça ou Copa Brasil, respectivamente.

Elenco contará com atletas de várias regiões do Brasil

Depois de anunciar as seis renovações para a temporada 2021, a gestão da equipe Praia Clube Futsal apresenta os novos contratados. Ao todo, chegam a Uberlândia (MG) 13 jogadores para os desafios da jornada. Em 2021, além da Liga Nacional de Futsal o grupo comandado pelo técnico Marcelo Duarte, o Morcego, terá pela frente o Campeonato Estadual Adulto. Se a equipe praiana encerrar o Mineiro como campeã ou vice garantirá participação na Taça ou Copa Brasil, respectivamente.

No ano passado, o time preto-amarelo superou todas as expectativas e conquistou um resultado bastante expressivo na maior competição do salonismo brasileiro. O 8º lugar na classificação geral da Liga dá um ânimo extra para a caminhada que está por iniciar. No Grupo A, o time uberlandense ficou em 3º lugar, somando 16 pontos em 12 partidas. Foram 5 vitórias, 1 empate e 6 derrotas, com 44.4% de aproveitamento

Elenco do Praia Clube:

ALAS

Natural de Timbaúba (PE), o ala Andeson Cardoso de Souza, mais conhecido como Itambé, chega ao Praia para escrever mais um capítulo na história como atleta de futsal. O último clube que ele defendeu foi o Ceará Sporting Club. No Nordeste, jogou no Horizonte Futebol Clube (CE), Santa Cruz Futebol Clube (PE) e Central Sport Club (PE). O experiente atleta também teve uma passagem pelo Atlético Clube Goiana (GO).

Nome: Andeson Cardoso de Souza (Itambé)

Idade: 31 anos

Posição: Ala

Último clube: Ceará (CE)

Aos 25 anos, o ala Caíque Aledes chega a Uberlândia (MG) após passagens por Sorocaba, Mairinque, Osasco/Itapeva, FIB Bauru, Botucatu e Ampére Futsal. Na última temporada, defendeu o São Lourenço Futsal, de Santa Catarina. Canhoto, tem como principais característica a marcação forte, movimentação, bom passe e boa finalização.

Nome: Caíque Aledes (Caíque)

Idade: 26 anos

Posição: Ala

Último clube: São Lourenço Futsal (SC)

Canhoto, o ala Éverton Andrigo dos Santos, o Haap, vem do futsal gaúcho para reforçar o time preto-amarelo. Aos 26 anos, ele atuou por algumas equipes do Rio Grande do Sul, como Juventude, Selbach, Parobé e Guarany de Espumoso. Em Portugal, ele teve uma passagem recente pelo Belenenses Futsal.

Nome: Éverton Andrigo dos Santos (Haap)

Idade: 26 anos

Posição: Ala

Último clube: Passo Fundo Futsal (RS)

Ele tem o nome de um dos maiores jogadores do futebol brasileiro. Aos 22 anos, Romário Jander Souza Aristides, o Romarinho, chega ao Triângulo Mineiro após defender o Pato Futsal, do Paraná, na edição 2020 da Liga Nacional de Futsal. Ala/Destro, ele tem como principais características o drible e a finalização em diagonal.

Nome: Romário Jander Souza Aristides (Romarinho)

Idade: 22 anos

Posição: Ala

Último clube: Pato (PR)

Natural de São Gonçalo (RJ), o ala Thiago Freixo Moreira, de 32 anos, chega ao Praia Clube após vários anos atuando no futsal sulista. Na Liga 2020, por exemplo, esteve no Pato Futsal, do Paraná. Em Santa Catarina, jogou no Joinville e Concórdia. Já no extremo sul do país, atuou pela Assoeva, de Venâncio Aires (RS). O experiente jogador tem passagens pela Seleção Brasileira.

Nome: Thiago Freixo Moreira (Thiaguinho)

Idade: 32 anos

Posição: Ala

Último clube: Pato (PR)

FIXOS

Aos 31 anos, o fixo Matheus Sacon atuou pelo Foz Cataratas, do Paraná, na edição 2020 da Liga. Experiente, já jogou por algumas agremiações do futsal brasileiro, como Magnus Sorocaba (SP) e Assoeva (RS). Pelo time paulista, por exemplo, foi campeão Mundial de Clubes em 2018.

Nome: Matheus Sacon (Sacon)

Idade: 31 anos

Posição: Fixo

Último clube: Foz Cataratas (PR)

Nascido em Nova Santa Rita (RS), o fixo Kauê Oliveira Araújo, de 25 anos, destacou-se no futsal do sul do Brasil. Na Liga Nacional de Futsal 2020, por exemplo, enfrentou o Praia Clube nas oitavas de final representado o AFSU Umuarama. Em dois jogos parelhos, o time praiano avançou para as quartas alcançando um feito inédito.

Nome: Kauê Oliveira Araújo

Idade: 25 anos

Posição: Fixo

Último clube: Umuarama Futsal (PR)

GOLEIROS

Ele será o caçula da equipe praiana na temporada 2021. Aos 19 anos, Adriano Cariri da Silva, mais conhecido como Cariri, vem pra Uberlândia (MG) após defender o Toledo Futsal, do Paraná, na jornada passada. O jovem goleiro chega para ganhar experiência e aprender com um dos destaques da posição na Liga 2020. Gustavinho foi eleito o segundo melhor arqueiro da Liga 2020, com 174 defesas efetuadas.

Nome: Adriano Cariri da Silva (Cariri)

Idade: 19 anos

Posição: Goleiro

Último clube: Toledo Futsal (PR)

O outro goleiro a defender a meta praiana será o uberlandense Marco Túlio Silva Lima, de 24 anos. Na cidade, ele iniciou a trajetória no Uberlândia Tênis Clube e, depois, passou pelo Uberlândia Futsal. Em 2013, integrou o time histórico Sub-17 do Praia Clube, que foi campeão de tudo (Interior, Estadual, Taça Brasil e Mundialito). Na temporada passada, esteve no Pitanga/São João do Ivaí, do Paraná.

Nome: Marco Túlio Silva Lima (Marco Túlio)

Idade: 24 anos

Posição: Goleiro

Último clube: Pitanga Futsal (PR)

PIVÔS

Carlos Augusto estava no futsal paranaense, no Siqueira Campos. O pivô chega a Uberlândia (MG) para agregar ao time nos desafios que virão pela frente. Também no Paraná, atuou no São José dos Pinhais. Antes de ir ao sul do País, teve uma passagem pelo Clube Náutico Capibaribe, do Recife (PE).

Nome: Carlos Augusto Alves da Silva (Augusto)

Idade: 23 anos

Posição: Pivô

Último clube: Siqueira Campos (PR)

O pivô Henri Gomes Medeiros, de 32 anos, atuou pelo futsal de Santa Catarina, com passagens pelo Arsenal Futsal, São Lourenço Futsal e Jaraguá Futsal. O último clube pelo qual atuou foi o Kremlin-Bicêtre United, da França.

Nome: Henri Gomes Medeiros (Henri)

Idade: 32 anos

Posição: Pivô

Último clube: KB United (França)

Aos 25 anos, o também pivô Rodrigo de Oliveira Viana Gemi, mais conhecido como Rodrigo Viana, também estava no futsal francês, onde jogou pelo Toullon Elite Futsal. Antes de vivenciar a experiência europeia, Rodrigo passou pelo São Francisco Futsal, Araraquara, FIB Bauru e Yoba Guaratinguetá.

Nome: Rodrigo de Oliveira Viana Gemi (Rodrigo Viana)

Idade: 25 anos

Posição: Pivô

Último clube: Toullon Elite Futsal (França)

Natural de Ribeirão Pires (SP), Wesley Estevão dos Santos, de 26 anos, também jogou no Velho Continente. O pivô passou pelo futsal da Eslováquia, Bielorrússia e Portugal. No Brasil, atuou no Corinthians, FIB Bauru e Mariópolis.

Nome: Wesley Estevão dos Santos (Wesley Estevão)

Idade: 26 anos

Posição: Pivô

Último clube: Viseu de Portugal