Agência Corinthians

Nova camisa foi inspirada na edição de 1990 quando Neto era o xodó da Fiel

“Mais Corinthians, impossível”, é como muitos torcedores se lembram do título conquistado em 1990, quando o time liderado por Neto levantou a primeira taça do Campeonato Brasileiro e marcava o início de uma era para o time do Parque São Jorge.  O Corinthians não era apontado como um dos favoritos naquele ano, mas a raça alvinegra era a principal marca daquele grupo e os jogadores nunca deixaram de acreditar na conquista. Até hoje um título reconhecido como um divisor de águas na gloriosa história do clube.

“É a maior conquista da minha carreira. Ter feito parte deste time me deixa muito orgulhoso, de verdade. O amor que eu sinto pelo Corinthians não cabe em mim e eu sinto o mesmo dos torcedores, que me param na rua até hoje agradecendo, principalmente no dia 16 de dezembro. Receber essa homenagem trinta anos depois é o reconhecimento do nosso suor em colocar o Corinthians no topo”, comenta Neto, o eterno xodó da Fiel.

Muito além dos 90 minutos dentro de campo, no Brasil, mais especificamente na zona leste de São Paulo, o amor pelo futebol é tão grande que ganhou um nome próprio: loucura. E essa loucura é representada na nova camisa principal do Timão para a temporada, que eterniza os heróis da conquista do primeiro campeonato brasileiro do clube.

“Essa homenagem reconhece o valor de um dos títulos mais importantes da história do Corinthians. O Neto e todo aquele elenco ainda são muito lembrados por esse troféu e agora essa conexão poderá ser vista em uma das camisas mais importantes do futebol mundial”, diz Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Nike do Brasil.

Desing

Predominantemente branca, a atual gola em “V” dá lugar ao clássico design em gola polo preta com botões, e as mangas também ganham detalhes em preto, referências ao manto usado na histórica campanha em 1990.  A inscrição “O Início de uma Era” é registrada na parte interna da camisa, na altura da nuca, uma homenagem ao título que colocou o Timão no topo do cenário nacional, e o alavancou às conquistas que viriam a partir dali.

Para melhor elasticidade e ajuste, o design de um raio percorre toda a lateral da camisa com o desenho da bandeira de São Paulo tremulando em tons de cinza, alusão ao detalhe do escudo do time. Na parte de trás, o camisa 10 daquele time é eternizado dentro dos números estampados com uma surpresa: a icônica imagem do Craque Neto comemorando um gol.

Os shorts seguem o estilo clássico totalmente preto, apenas com o Swoosh (logomarca da Nike) e os números em branco. Os meiões, predominantemente brancos, contam com um detalhe em preto na parte superior, que se conecta com o mesmo tom do calção.

Desenvolvimento tecnológico

Pela primeira vez a camisa apresenta a nova tecnologia Nike Fast Fit Vaporknit, uma versão evoluída do Aeroswift. Os uniformes contam com um acabamento impermeável, reduz a aderência ao corpo, acelera a evaporação do suor e trabalha contra o aquecimento excessivo do corpo do atleta. Para o desenvolvimento dessa tecnologia, foi feito um mapeamento das zonas onde os atletas mais transpiram e as tramas do tecido foram desenvolvidas de forma diferente em cada uma dessas áreas, de acordo com a necessidade. Essa tecnologia traz o que há de mais avançado nas camisas de futebol da Nike e é mesma utilizada nos uniformes dos principais clubes e seleções apoiados pela marca globalmente, como Brasil, França, Holanda, Barcelona e Chelsea.

Sustentabilidade e meio ambiente

A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike. Este ano, eles são mais uma vez fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas, retalhos têxteis pré-consumo e peças de vestuário pós-consumo, criados para garantir benefícios de desempenho sem igual e com baixo impacto ambiental.

Os shorts contêm 100% de poliéster reciclado; as camisas, 96%; e as meias, 78%. Cada uniforme é feito usando em média 18 garrafas plásticas recicladas. Ao longo dos últimos dez anos, a Nike desviou quase 7.5 bilhões de garrafas plásticas de aterros sanitários.

Ao usar o poliéster feito de fibra de garrafas plásticas, a Nike ainda reduz em 30% o consumo de energia em todo o processo de produção.

Campanha

Em ação inédita, a Nike e o Corinthians anunciaram a nova camisa do time durante a reprise do jogo histórico que deu início a uma nova era à equipe alvinegra. A ansiedade e loucura do torcedor ao aguardar por tanto tempo esse título histórico é relembrada e revivida, agora em casa, para provar ao mundo que a loucura do corinthiano não para.

Para retratar essa paixão, a Nike revela no mesmo dia um vídeo manifesto, assinado pela agência Wieden+Kennedy, mostrando como o time segue presente na vida das pessoas dentro dos seus lares. Acostumados a invadir as arquibancadas, dentro ou fora da Arena, o torcedor corinthiano prova a paixão pelo clube dentro de casa: em suas camisetas, bandeiras, quadros, recordações ou até mesmo no grito mundialmente conhecido de “Vai Corinthians”.