Thaís Magalhães

Brasil estreou na Copa do Mundo FIFA de Futsal contra o Vietnã, na Lituânia. Foto: Thaís Magalhães

A Seleção Brasileira de Futsal largou com tudo na Copa do Mundo FIFA, goleando o Vietnã por 9 a 1, nesta segunda-feira (13), na Lituânia. Desde o início da preparação para o Mundial, o técnico Marquinhos Xavier vem batendo na tecla “progressão do trabalho”. Para o treinador, apesar do placar elástico, a estreia contra os vietnamitas já serve para aparar algumas arestas, visando o melhor desempenho do time na sequência da competição.

“Estamos muito concentrados na progressão do trabalho, e não na perfeição. A gente sabe que tem muita coisa para ser ajustada. Essas partidas, além de nos dar pontuação, e possivelmente a classificação para a próxima fase, nos dão oportunidades para que a gente possa ajustar algumas situações”, disse Marquinhos Xavier, em entrevista após a partida, antes de completar:

“O Vietnã é um time que tenta jogar, não rifa a bola. A gente sabia dessa informação, e por isso apostamos o tempo todo em uma defesa com mais pressão, tentando roubar a bola no campo do adversário e criar boas oportunidades”.

Marquinhos Xavier falou ainda sobre a importância da equipe se manter 100% atenta durante todo o jogo. Ele diz que faz de tudo para que ninguém sequer pisque dentro de quadra.

“O que a gente faz ali fora é sempre tentar manter o grupo lá dentro focado. Inconscientemente é natural que você, ao ter um placar um pouco mais elástico, entre em uma zona de conforto. E isso não pode acontecer. Nós teremos adversários pela frente que não permitirão esse tipo de situação. Então é manter todos focados e conscientes até o término da partida”, concluiu o técnico do Brasil.

A Seleção Brasileira de Futsal volta à quadra na quinta-feira (16), para encarar a República Tcheca, às 14h (de Brasília), novamente na Klaipeda Arena. O duelo será válido pela segunda rodada do Grupo D.

Thaís Magalhães

Goleada na estreia do Mundial. Foto: Thaís Magalhães